Com o aumento dos casos de covid-19, as instituições de ensino do Acre precisaram suspender as aulas e as demais atividades. Após isso, a 14ª Turma de Medicina da Universidade Federal do Acre – Turma Rita de Cássia Ribeiro Pereira – realizou nesta quinta-feira, 23, a primeira colação de grau “à distância”, por meio da internet.
O cronograma do curso indicava que todas as atividades seriam concluídas no dia 17 de maio e que a colação de grau deveria ocorrer em julho. Contudo, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento foi antecipado.
A cerimônia virtual contou ainda com a participação da reitora da Ufac, Guida Aquino, e com um intérprete de libras. Ao todo, 28 alunos participaram do evento à distância e uma aluna de forma presencial.
A cerimônia da colação de grau foi feita em uma sala para alunos e professores no Google Meet, e os pais acompanharam por meio de uma transmissão pelo Youtube.
A ceriomonialista Darcy Morais, uma das responsáveis pela organização do evento, conta que a demanda diferenciada foi repassada pela reitoria. Assim como um evento presencial, esse também contou com ensaios do juramento com os alunos, tudo à distância. “Não tínhamos muita noção porque as demais universidades pesquisadas e os contatos que fiz com outros cerimonialistas das Ifes, todos eram colação de grau em outro formato, ou seja, reitor em sua casa e os alunos acompanhando. Contudo, a professora Guida fez questão de usar beca e manter o máximo possível da cerimônia
presencial”.
“O que queríamos não era apenas que eles fizessem o juramento através de um colega, nosso desejo como equipe era que eles participassem, que tivessem voz e que as famílias pudessem celebrar. É tudo muito novo para o cerimonial e também para os alunos, mas buscamos trazer emoção, para uma etapa tão especial na vida deles.
Formatura é um sonho para todos eles”, disse a cerimonialista. Douglas Bertolossi, de 27 anos, foi um dos formandos a colar grau nesta quinta-feira, 23. De Tocantins, o jovem conta que seu desejo agora é conquistar a carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM) para permanecer no Acre e ajudar no combate à covid-19. A 14ª Turma de Medicina da Ufac é composta, em sua maioria, por acadêmicos de outros estados. “Ao todo somos 15 pessoas que decidiram ficar para trabalhar no Acre. Já vamos providenciar o CRM e esperar propostas. Quero muito ficar e agradeço ao povo acreano que sempre recebeu a gente muito bem”.
O formando conta que a cerimônia, apesar das adversidades, emocionou a todos que participaram. “A princípio ficamos triste, porque são seis anos imaginamos todos os eventos, o baile, a colação de grau. Nós achávamos que a videoconferência seria
impessoal. A Ufac fez o máximo que pode. Achei que não seria emocionante, mas foi. Foi muito emocionante. Abriram transmissão no Youtube. Amigos que não poderiam vir ao Acre conseguiram ver a colação”.