O novo estudo da organização Open Knowledge Brasil revelou que o Acre despencou no ranking que mede a transparência com a qual os governos informam sobre os dados do novo coronavírus. O Estado aparece em 19º lugar. A pesquisa fez um recorte dos números até o dia 9 de abril.
No primeiro levantamento da organização, realizada no dia 3 de abril, o Acre aparecia na 14ª posição entre os estados brasileiros. Sua situação ainda era de “nível baixo” na transparência das informações. Agora, o nível das informações do governo acreano é considera “Opaco”, isto é, não há muita precisão dos números em relação ao verdadeiro estágio local da Covid-19.
A nota do Acre é de 14 pontos. Foi medida em cima das informações que o Estado disponibiliza aos cidadãos em seu portal oficial. Entre estas informações, devem estar boletins constantes com os casos oficiais da Covid-19, a ocupação de leitos na rede estadual de Saúde, como estão os atendimentos dos casos, regiões com maior incidência, além da quantidade de testes para a doença, tanto os que estão disponíveis, quanto os que já foram aplicados.
A amplitude com as quais esses dados são acessados e a difusão em veículos de comunicação locais também são levados em conta.
A pesquisa da Open Knowledge Brasil é um indicador para as gestões estaduais buscarem maior ferramentas de acuracidade e transparência em suas informações quanto à doença. (DA REDAÇÃO A GAZETA)