O aporte emergencial de R$ 600 por mês, concedido pelo Governo Federal em decorrência da pandemia do coronavírus, permitiu a inclusão de mais de um milhão de beneficiários no Bolsa Família. Com isso, o programa chega, agora, a 14,2 milhões de famílias, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. O ministro do Desenvolvimento Social, Onyx Lorenzoni, destaca o investimento e o número histórico de contemplados.
“…Lembro que é o maior número de famílias – 14,234 milhões – da história do programa e que é o maior valor já pago pelo programa”.
Apenas em abril, o governo federal vai desembolsar mais de R$ 15 bilhões no auxílio emergencial aos beneficiários do Bolsa Família. Entre o auxílio emergencial e o Bolsa Família será pago o valor mais vantajoso, de acordo com as regras do benefício emergencial. Onyx Lorenzoni lembra que os contemplados que não possuem conta na Caixa Econômica Federal não precisam correr às agências porque será aberta automaticamente uma poupança digital.
“Não é necessário correr às agências da Caixa ou às Casas Lotéricas. É aberta automaticamente uma poupança digital, gratuita, que permite pagar qualquer conta. As transferências entre contas da Caixa são ilimitadas e é possível fazer três transferências gratuitas para outros bancos”.
O auxílio emergencial será pago por três meses. Famílias que recebem o Bolsa Família vão receber uma mensagem no extrato bancário informando sobre o pagamento do auxílio emergencial. Todas as informações sobre o benefício estão no site auxilio.caixa.gov.br. (Agência do Rádio)