A barreira sanitária montada pela prefeitura na Rodoviária Internacional de Rio Branco já identificou mais de 20 pessoas com sintomas do novo coronavírus. Ao todo, mais de 1.500 pessoas já foram abordadas após desembarcarem na Capital, vindo de outras cidades com casos notificados de Covid-19. Todos os passageiros que chegam são abordados.
Desde o dia 18 de março as equipes da Vigilância Sanitária municipal estão no local. As equipes trabalham em três turnos, 24 horas diárias, todos os dias da semana.
“Estamos atuando 24 horas por dia, abordando passageiros verificando a temperatura e se eles tem algum tipo de sintomas que possa caracterizar suspeita do novo coronavírus”, disse o o coordenador da Vigilância, Félix Araújo. Ele complementou que a ação vai se estender até que a situação de pandemia se normalize em Rio Branco.
Quando um passageiro é abordado, é medida a sua temperatura. Se ele estiver com febre, e informar que teve outros sintomas da Covid-19 (coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, conjutivite), o passageiro é orientado a tomar medidas de prevenção, como usar máscaras, lavar as mãos e pode até ser levado até à unidade referência da doença na cidade, que é a UPA do Segundo Distrito, para fazer exames. Seu caso passa a ser acompanhado pela Vigilância.
O trabalho é realizado em parceria com a Anvisa e com o Governo do Estado.
Taxistas interestaduais e intermunicipais também estão recebendo orientações das equipes, principalmente após o caso do taxista que foi acometido pelo coronavírus e continuou a trabalhar levando pessoas de Rio Branco a Porto Vellho, mas seu quadro de saúde se agravou e ele faleceu em decorrência da Covid-19.