O nível do Rio Acre subiu 3 metros e 88 centímetros em 48 horas na Capital, entre quarta e quinta-feira, dias 15 e 16. O aumento é reflexo das chuvas intensas dos últimos dias.
O rio estava com 6,56 metros em Rio Branco na quarta-feira, 15. Hoje, a régua que mede o volume do manancial amanheceu na marca de 10m44cm. Está bem acima da média histórica para este período do mês de abril, que é de 9 metros. Vale destacar que a cota de alerta da Defesa Civil na cidade é de 13,5 metros e a de transbordamento é de 14 metros.
Abril já acumulou mais de 85% do volume de chuvas esperado para o mês. Praticamente, metade dos dias deste mês tem sido chuvosos. Só nos últimos dois dias, foram 77 milímetros de chuva. Choveu mais em dois dois do que o esperado para a semana inteira (50 milímetros).
A consequência disso é que as cabeceiras do Rio Acre estão enchendo.
De acordo com o major Claudio Falcão, do Corpo de Bombeiros do Acre, a previsão é de que as chuvas vão permanecer neste ritmo até o final do mês. Isso pode provocar altos e baixos no nível do manancial que corta Rio Branco.