Com 50 novos casos em um dia, a pandemia do novo coronavírus mais uma vez bateu recordes no Estado. Mais casos estão aparecendo desde que o Centro de Infectologia Charles Mérieux ampliou a quantidade de testes realizados. O boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre) contabiliza, agora, que o Acre subiu de 354 para 404 nesta quinta-feira, último dia de abril.
Das 404 pessoas infectadas: 214 estão em casa cumprindo isolamento social; 141 já estão curadas; 19 morreram; e 30 estão internadas (22 em enfermarias especiais montadas para tratar a doença e 8 acompanhadas em UTIs).
Os números subiram muito nesta semana, o que indica que a pandemia só está ganhando força a nível local. É a hora de reforçar as medidas de prevenção e isolamento.
Outra notícia negativa trazida pelo boletim é a confirmação de mais uma morte em decorrência da doença. Trata-se do aposentado de 83 anos, cujas iniciais do nome é F. V. N. Ele estava internado desde o dia 21 de abril e veio a óbito por volta das 21 horas da última quarta-feira, 29, no Pronto Socorro de Rio Branco.
O Acre já soma 19 mortes nesta pandemia, sem contar o caso do caminhoneiro de 70 anos de Curitiba/PR, que, apesar de ter morrido aqui, sua notificação foi registrada no estado do Paraná.
Quanto às notificações, o Estado já teve 2.831 registros, dos quais 1.770 foram descartados (testes deram negativo) e outros 657 casos suspeitos seguem aguardando análise laboratorial. Agora que o governo começou a ampliar a capacidade de testes, a demanda destes casos em análise deve começar a diminuir.