Com o objetivo de levar ainda mais informações aos empresários, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC entrevistou, na manhã desta terça-feira, 28, o superintendente regional do Banco da Amazônia (Basa), José Luiz Cruz. Gravada em vídeo – com os devidos cuidados diante do cenário de pandemia – a entrevista será divulgada posteriormente nas redes sociais da Fecomércio/AC.
Ao longo da conversa, Cruz afirmou que, apesar do período de pandemia, toda carteira de produtos e serviços bancários estão operando normalmente, inclusive os referentes aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A pandemia, no entanto, trouxe novidades e até oportunidades frente à situação.
“Os produtos da carteira já vêm sendo trabalhados de forma normal. Claro, no cenário atual, algumas necessidades são maiores: estamos tendo procura por necessidades de custeio das empresas, de capital de giro. Então, essas linhas já haviam sido trabalhadas anteriormente e, agora, só tiveram um aumento da demanda”.
Quando questionado quanto às novidades do Basa, Cruz explicou que o principal produto é o FNO emergencial. “Que veio com prazos e taxas diferenciadas, considerando a pandemia. O Basa está trabalhando a carteira normal e mais este novo produto, a nova linha de crédito”, disse.
O grande diferencial da nova linha é a taxa de juros, de 2,5% ao ano, e o prazo de carência. “O empresário vai começar a pagar essas parcelas em janeiro de 2021. Então, esse é o diferencial desse novo produto, mas os demais estão sendo trabalhados de forma normal.
O superintendente explicou que a pandemia obrigou as empresas a se reformularem e a alterarem o modelo de trabalho. “Tivemos que alterar nossa postura de abertura e cadastro no banco. Foi necessária uma plataforma online, pois não temos como receber as pessoas para fazer as aberturas de conta corrente de forma presencial”. Na próxima semana, por meio da própria plataforma digital, o empresário poderá baixar a documentação e formulários para fazer a abertura da conta no banco. “Isso já foi um cenário que teve de ser feito por conta do coronavírus, atendendo ao anseio e, também, preocupados com a saúde dos colaboradores e dos novos correntistas do banco”, finalizou.
A entrevista completa você pode conferir em breve, nas redes sociais do Sistema Fecomércio/AC. (Ascom Sistema Fecomércio/AC)