X

Iapen diz que policial penal infectado com Covid-19 não teve contato com presos; servidores recebem EPIs

Foto: Gleilson Miranda/Secom Rio Branco (Acre)

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária, Arlenilson Cunha, divulgou nota pública a respeito do caso do primeiro servidor do Iapen que contraiu o novo coronavírus. Há um temor grande em todo o país quanto aos presídios, onde fatores como insalubridade, falta das condições ideais para higiene pessoal e a concentração de pessoas em curtos espaços facilitam a propagação do vírus. Por isso, Arlenilson  frisou as medidas que foram tomadas para o caso.

O presidente do Iapen esclareceu que o policial penal que testou positivo para a Covid-19 foi logo identificado. Ele estava de férias. Fez seu último plantão no dia 2 de abril, portanto, não teve contato com os demais servidores e nem com os presidiários há mais de uma semana. E mesmo no seu último plantão, ele não trabalhou com os detentos, só com servidores, e estes serão avisados sobre o risco por ter estado com alguém infectado.

Após o episódio, na manhã de hoje, o Iapen entregou materiais de proteção individual aos servidores penitenciários da Capital e encaminhou, também, para quem trabalha nas unidades do interior. Ao todo foram entregues 2 mil máscaras descartáveis e 264 garrafas de álcool em gel.

Material reforça a proteção dos servidores do sistema prisional; trata-se de uma parceria do Iapen com a Secretaria de Segurança Pública e a Funtac (Foto: Cedida Iapen/AC)

 

 

Nota Pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), diante da confirmação do primeiro caso de um servidor penitenciário com covid-19, vem a público esclarecer que:

  1. O servidor em questão foi devidamente identificado e acolhido pelos profissionais do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), o qual presta o devido auxílio não só ao policial penal, mas também aos familiares;
  2. O policial penal notificado se encontra em período de férias, tendo realizado o último plantão no dia 02 do mês corrente. De acordo com as informações levantadas pelo Nasp, o servidor não teve contato com detentos durante o plantão, no entanto, no que diz respeito ao contato com os demais colaboradores do sistema, um levantamento está sendo feito para que sejam realizadas as devidas orientações aos servidores.
  3. Aos servidores, o Iapen esclarece que aqueles que tiveram contato com o policial penal notificado serão devidamente avisados e orientados, visando resguardar a saúde de todos.

Rio Branco – Acre, 09 de abril de 2020

Arlenilson Cunha

Presidente do Iapen

Categories: Flash Geral
Fabiano Azevedo: