Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Procon divulga plataforma online para reclamações

Procon divulga plataforma online para reclamações

Nas relações de consumo, eventualmente surgem dúvidas de como proceder em algumas situações que podem afligir o consumidor, como exemplo, dificuldade de efetuar remarcações de viagens, contestar o valor da tarifa da energia elétrica, cobranças indevidas no cartão de crédito, entre outras circunstâncias.

Com a pandemia de coronavírus (covid-19), solucionar estas demandas, de modo presencial, com os fornecedores, ficou inviável, devido às medidas de isolamento social. Contactar os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), seja por telefone, e-mail ou site das empresas, tornou-se o passo inicial para a comunicação entre as partes.

No entanto, se haver descontentamento com o contato estabelecido e o consumidor perceber que seus direitos estão sendo violados, ele deve acionar os órgãos públicos. Neste sentido, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), além de oferecer os seus canais de comunicação, orienta a utilização da plataforma online consumidor.gov.br

Trata-se do site oficial do governo federal para atender as reclamações de consumo, intermediando o contato direto entre consumidores e fornecedores. O serviço também está disponível por meio de aplicativo, onde o consumidor pode baixá-lo na App Store ou na Google Play.

Procon divulga plataforma online para reclamações

“Nesta plataforma, inicialmente o consumidor deve verificar se a empresa contra qual ele quer reclamar está cadastrada no site, se sim, registra-se a queixa e o fornecedor tem até 10 dias para analisar e responder”, informa o diretor-presidente do Procon/AC, Diego Rodrigues.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pelo consumidor.gov.br , no ano passado, 99% das reclamações cadastradas foram respondidas e cerca de 81% dos problemas resolvidos. Companhias aéreas, bancos, distribuidoras de energia elétrica, empresas de telefonias entre outras corporações estão cadastradas na plataforma, no total de 691 empresas.

“Reforço o pedido feito pelo governador Gladson Cameli: fiquem em casa para evitar o contágio e controlarmos a doença. Por isso, evite aglomerações e, caso precise, utilize a plataforma consumidor.gov.br para garantir seus direitos ou acione o Procon/AC”, declara Diego Rodrigues.

O portal consumidor.gov.br agrega os trabalhos realizados por órgãos que atuam na defesa dos direitos dos consumidores, como Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições que compõem a Senacon.

Orientações ou denúncias de preços abusivos também podem ser feitas pelos consumidores por meio dos contatos telefônicos do Procon/AC: (68) 3223-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13 h, ou 151, e pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br (André Araújo, Assessoria do Procon / Secom Acre)

Sair da versão mobile