O projeto científico de três estudantes da Escola Estadual Dom Henrique Ruth, de Cruzeiro do Sul, ganhou o prêmio “Destaque Unidades da Federação – Acre” na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).
Com o título “Impactos ambientais e sociais causados pelo lixo na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre: causas, consequências e possíveis soluções”, a iniciativa foi desenvolvida estudantes Luíz Eduardo Ferreira Gaspar, José Raiulon Ferreira de Souza e Samara da Costa Ribeiro. Eles foram orientados pelos professores José Adones de Lima Silva e Jair de Souza Costa.
“Com esse projeto abordamos a maneira como são feitos o descarte e a coleta do lixo e as consequências que podem ocasionar aos moradores, assim como formas fáceis de solucionar estes impactos causados. Doenças como leptospirose, malária e dengue estão ligadas diretamente com o descarte inadequado do lixo”, afirmou o estudante Eduardo Gaspar.
José Raiulon conta que, para fazer o projeto, ele e os outros dois alunos visitaram a Secretaria de Meio Ambiente do município, a unidade que recolhe lixo em Cruzeiro do Sul. Eles coletaram dados, e conversaram com a população para ter uma noção maior do que as pessoas pensam sobre a reciclagem de lixo e outras questões relacionadas em Cruzeiro do Sul.
As soluções apontadas pelos estudantes são mais campanhas envolvendo a população neste assunto, bem como palestras de conscientização constantes em escolas a respeito do descarte incorreto do lixo na sociedade, indicou a aluna Samara Ribeiro.
FEBRACE
O evento foi realizado entre os dias 23 de março e 4 de abril. Devido à pandemia do novo coroanvírus, a feira foi realizada pela primeira vez à distância, pela internet. Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia de premiação no último sábado, dia 4, por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo. O anúncio está disponível pelo canal da feira no YouTube: http://www.youtube.com/user/FEBRACE.
A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do país. Neste ano, a A mostra teve 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todas as unidades da Federação.