Um vídeo no youtube e que circula em redes sociais mostra a revolta de servidores da Saúde com a demora na transferência de pacientes para UTI específica para casos graves de Covid-19. No vídeo, uma servidora aparece fazendo um suporte manual para ajudar um paciente infectado a respirar, procedimento conhecido como “ambuzamento”.
As imagens teriam sido gravadas na unidade referência de tratamento da doença na Capital, a UPA do Segundo Distrito. A servidora faz o procedimento alegando que o respirador que mandaram para a unidade está quebrado.
“O respirador não funciona. Foi tentado várias vezes. O paciente chegou até a arrancar o tubo. Saiu da sedação, e agente está agora ‘ambuzando’. Aguardando a vaga na UTI de Covid. Eu não acredito no que está acontecendo conosco, profissionais da Saúde. Estamos nos esforçando e tem um povo barrando (as transferências). Essa não é a primeira vez. Os casos estão aumentando e nós não estamos tendo apoio”, desabafou a servidora.
A pessoa que fala no vídeo também alerta que os profissionais do hospital estão se sentindo expostos, com risco de se contaminar e levar o vírus a suas famílias, e não entende a demora para levar os pacientes que precisam para UTI. Ela também cobrou uma Unidade de Tratamento Intensivo na UPA doas Segundo Distrito.
“É angustiante essa espera. Um colega teve que esperar quatro horas para remover um paciente. Por que não monta logo uma UTI no Segundo Distrito. Seria bem melhor. Não somos fisioterapeutas. De que adianta um respirador que não responde aos parâmetros, que não manda oxigênio para o paciente?”, finalizou.
NOTA DA SESACRE
UPA tinha motor-respirador reserva e equipamento substituiu o aparelho com problemas
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da UPA do Segundo Distrito, esclarece que o paciente que aparece em vídeo de internet na referida unidade não sofreu nenhum prejuízo na estabilização de seu quadro de dispneia [respiração descompassada e ofegante], porque outro equipamento, em pleno funcionamento, substituiu imediatamente o que apresentou problemas.
A gerência da UPA do Segundo Distrito explica que, tão logo o equipamento apresentou defeito, um novo aparelho foi colocado no lugar do que estava em pane.
E nesse intervalo, a integridade do paciente foi mantida por meio de um balão manual, que funcionou normalmente até que o moto-respirador defeituoso fosse reposto. O paciente se encontra, neste momento, internado na ‘UTI Covid’, no 5º andar do Pronto-Socorro de Rio Branco, para onde foi removido.
A Sesacre comunica ainda que, nesta sexta-feira, 10, estão sendo providenciados mais dois aparelhos para a unidade, e um técnico está fazendo os reparos à máquina defeituosa, perfazendo em breve um número de quatro motor-respiradores disponíveis para pacientes, com suspeitas ou confirmados de Covid-19, na unidade.
A equipe da UPA do Segundo Distrito continua à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Rio Branco, AC, 10 de abril de 2020.
Secretaria de Estado de Saúde do Acre – Sesacre