Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesacre nega que corpo da primeira vítima de coronavírus no Acre tenha sido abandonado

A Secretaria estadual de Saúde (Sesacre) emitiu nota esclarecendo que não é verdadeira a informação de que o corpo da primeira vítima da Covid-19 no Acre, uma idosa de 79 anos, teria sido abandonado na UPA do Segundo Distrito devido ao temor de que o vírus infectasse outras pessoas. Também é inverídica que tenha sido colocado no necrotério da unidade hospitalar sem obediência aos critérios de segurança.

Na UPA, Procedimentos de segurança foram tomados com o corpo da idosa (Foto Divulgação)

A Sesacre informa que o corpo da aposentada foi colocado em um saco plástico apropriado, lacrado, em seguida, coberto por lençóis. Todos foram descartados depois. Algumas pessoas da família e profissionais de saúde presenciaram tais procedimentos.

A nota ainda indica que o corpo foi colocado em caixão, também lacrado, e velado por apenas quatro pessoas da família, que respeitaram uma distância segura. O sepultamento, inclusive, ocorre nas primeiras horas de hoje, dia 7, na Capital.

 

Confira na íntegra a nota:

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da UPA do Segundo Distrito, comunica que não é verdade que o corpo da idosa de 79 anos, primeira pessoa a morrer por Covid-19 no Acre, tenha sido abandonado ou colocado no necrotério da unidade sem obediência aos critérios de segurança.

A direção da UPA comunica que a anciã teve seu corpo colocado num saco plástico apropriado para esta finalidade, e devidamente lacrado, antes de ser coberto por lençóis, que posteriormente também foram descartados.

Por medida de segurança, o procedimento foi realizado na presença de poucos familiares da vítima, incluindo uma profissional de Saúde integrante da família, também conhecedora dos protocolos. A Sesacre enfatiza ainda que todos os parentes presentes testemunharam o cuidado com que o corpo da idosa foi manejado.

O corpo foi colocado em caixão também lacrado e velado por apenas quatro pessoas da família, à uma distância segura, sendo que será sepultado nas primeiras horas desta terça-feira, 7, em Rio Branco.

A Secretaria de Saúde repudia notícias distorcidas, repassadas incompletamente ou de forma irresponsável, e torna a pedir à população que acessem apenas os sites oficiais, como o da Agência de Notícias do Acre no endereço agencia.ac.gov.br, além dos já considerados confiáveis, aqueles que checam a informação, antes de publicá-la.

A Coordenação de Comunicação da Sesacre também está disponível pelo e-mail saúde.comunicacao@gmail.com e no Facebook, pelo endereço Saúde do Acre.

 

Rio Branco, AC, 6 de abril de 2020.

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

Sair da versão mobile