A Universidade Federal do Acre (Ufac) tem tido um papel fundamental no enfrentamento e combate ao coronavírus no Estado. A instituição pública de ensino superior foi a primeira a estabelecer um comitê científico para estudar e formular ações de redução dos impactos da pandemia.
Também foi a primeira a aderir às medidas de distanciamento social e higiene pessoal, repassando as orientações aos órgãos federal, estadual e municipais. Outra iniciativa que merece destaque é a fabricação de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde, realizada por um grupo de trabalho composto por estudantes, professores do curso de Medicina e do Campus Floresta.
Nesta segunda-feira, 27, foram entregues equipamentos aos profissionais do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Na região, o professor Marcelo Siqueira tem atuado na divulgação das medidas de controle, bem como nas ações de educação em saúde e no apoio a fabricação e distribuição de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde.
“Nosso papel enquanto pesquisadores é de promover o bem estar da nossa sociedade e fazemos isso sem pretensões econômicas. Fazemos por missão. Nossa força para seguir nessa árdua missão vem do reconhecimento da sociedade”, salienta o professor Marcelo Siqueira.
Liderado pela reitora da Ufac, Guida Aquino, o comitê científico orienta e efetiva uma série de ações que vão desde a assistência social para estudantes em situação de pobreza até medidas de educação em saúde destinadas à sociedade.
Em uma outra frente, atua o médico infectologista Thor Dantas, docente do curso de Medicina, que tem liderado a divulgação dos estudos de projeção dos impactos da pandemia e das medidas de redução dos danos causados pelo coronavírus.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o Acre já registra 279 casos de covid-19 e 11 óbitos. A universidade tem sido fundamental no enfrentamento da pandemia no estado. Membros do seu corpo docente, como os professores Thor Dantas, Marcelo Siqueira e a própria reitora Guida Aquino, têm se destacado nas redes sociais na difusão de medidas de prevenção.
Ações – A Ufac também disponibilizou equipamentos e laboratórios para a produção de insumos e estudos científicos sobre a pandemia por covid-19; abriu edital com bolsas de extensão para ações de prevenção e controle da pandemias; disponibilizou profissionais da área da saúde para atendimentos por meio de telesaúde; criou um programa de auxílio que concede bolsas no valor de R$ 200 para acadêmicos em situação de vulnerabilidade social; disponibilizou serviços de apoio psicológico para toda a comunidade acadêmica e liderou uma missão de repatriação de estudantes brasileiros residentes na Bolívia. (Texto cedido por Maria Meirelles)