O Acre é o último no ranking do índice de transparência da covid-19, segundo levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR). O estado é o único classificado como índice “baixo”.
Na prática, isto quer dizer que a qualidade dos dados e informações divulgados pelo Governo do Estado em seus portais oficiais não é suficiente.
Nesse sentindo, o vereador Emerson Jarude (MDB) chamou atenção do governador Gladson Cameli para a importância da transparência das ações de combate e prevenção à covid-19.
“Esse ranking escancara o descaso do Acre quanto as ações contra a covid-19. Está havendo uma série de dificuldade de encontrar as informações do que o governo está fazendo em benefício da população. O Acre foi o único que alcançou o índice baixo”, destaca.
Jarude também solicitou atenção especial aos policias penais que trabalham no sistema carcerário do Acre. Até o momento, 21 policiais penais testaram positivo para o vírus, de acordo com o policial penal, Cristhyan Garcia.
“É importante que o governo não meça esforços para contornar essa situação. Não tem testes, equipamentos, nada para esses policiais que estão nessas condições. O governador precisa fazer um projeto específico para os policiais penais”. (Assessoria Parlamentar)