O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deve deixar o cargo ainda hoje, 6. Mandetta deve ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro. Auxiliares do presidente já teriam repassado a informação para a imprensa. A decisão deve estar em breve no Diário Oficial da União.
Mandetta teve desgaste público com o presidente devido à ideologias diferentes nas estratégias de combate à pandemia do novo coronavírus. O ministro implantou ações na Saúde contra a Covid-19 que Bolsonaro não concordava. E Mandetta teve massiva aprovação popular em suas medidas, enquanto o presidente do desgatou seu nome. O descompasso entre os dois tornou a permanência de Mandetta no ministério quase que impossível.
O deputado federal Osmar Terra, que ja foi ministro da Cidadania, é mais cotado para assumir a pasta. Ele, inclusive, já teria ligado para governadores para comunicar da decisão. Mas o Planalto não confirmou a notícia ainda.
Outra cotada é a defensora do chamado confinamento vertical, a imunologista e oncologista Nise Yamaguchi, diretora do Instituto Avanços em Medicina.