Após mais de um ano à frente do cargo, o vereador do PT, Rodrigo Forneck, entregou à liderança da Prefeitura de Rio Branco no Legislativo. O anúncio foi feito na sessão desta quarta-feira, 8.
“Encerro, hoje, um ciclo muito importante e especial da minha trajetória política. Exerci a liderança com muita lealdade: lealdade à prefeita Socorro Neri, a equipe da Prefeitura de Rio Branco, aos meus companheiros de base e, principalmente, a população que elegeu o projeto político, que governa o nosso Município”, destacou Forneck.
Na ocasião, Rodrigo agradeceu aos vereadores da base e oposição, com os quais fez questão de ampliar o debate durante a liderança. O petista foi elogiado pelos colegas, após anunciar a saída.
Em seu pronunciamento, Rodrigo também agradeceu o ex-prefeito Marcus Alexandre. “Se não fosse ele ter acreditado em mim, lá atrás, ao me convidar para ser presidente da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, além de ter me estimulado a ser candidato a vereador, tenho certeza de que não estaria aqui hoje”, disse.
A saída de Forneck da liderança foi construída democraticamente. “Agradeço a prefeita Socorro Neri por ter me escolhido para exercer a liderança. Quando ela me convidou, fiz apenas um pedido, que houvesse uma relação sincera e honesta entre nós, para que eu pudesse colaborar com a gestão e assim eu fiz”, salientou.
Legado
Rodrigo Forneck assumiu a liderança em março de 2019, após a saída do vereador do PCdoB, Eduardo Farias. Durante sua gestão, a Câmara aprovou todos projetos do Executivo, a exemplo dos orçamentos de 2019 e 2020 que asseguram a continuidade dos trabalhos da gestão.
Forneck foi relator e aprovou o projeto de lei complementar que alterou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação, a exemplo do projeto de Modernização da Iluminação Pública de Rio Branco, que leva iluminação de led e de qualidade a todos os bairros, também aprovado sob sua condução.
À frente de um mandato progressista, que dá voz às minórias e luta por direitos humanos, o petista protagonizou importantes debates sociais na Câmara, em 2019.
“Por meio das nossas audiências públicas que deram voz às pessoas em situação de rua, mulheres e discutiram políticas públicas sobre temas como segurança alimentar nutricional de Rio Branco, saúde, finanças, entre outras pautas caras à sociedade e tratada por nós com transparência, colaboramos para a consolidação de uma sociedade mais democrática e inclusiva”, observa Rodrigo.
Eleições 2020
Sobre as eleições deste ano, Rodrigo reendossou a caminhada que faz no Partido dos Trabalhadores, do qual se orgulha em fazer parte. “Não dá para achar que qualquer movimento contrário, com o intuito de nos enfraquecer, não obtenha uma resposta. Todos os partidos estão em fase de fortalecimento e eu, mais do que nunca, estarei no ambiente partidário do PT para que tenhamos movimentos expressivos nas eleições de 2020”, afirmou.
O petista também pontou a trajetória do partido. “O PT tem história de luta muito grande, tem um compromisso com Rio Branco de anos e vem ajudando a construir uma cidade melhor. Sem sombras de dúvidas, faremos um movimento para que o PT saia desse processo eleitoral fortalecido”, disse.