Em sessão online da Assembleia Legislativa (Aleac), nesta quarta-feira, 15, o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene, afirmou que o Estado montou um plano de contingência que trabalha com a hipótese máxima de que 10% da população acreana seja infectada pelo novo coronavírus. Não todo mundo ao mesmo tempo, é claro. Caso a realidade indique um percentual maior que este de infectados, o Estado vai ter que redobrar sua articulação para alavancar mais esforços e recursos.
O gestor contou que a projeção dos casos neste período é de que o Acre deveria ter 92 casos confirmados da doença, mas está com 99, um pouco acima do estimado. Isso significa que o Estado está acima de uma curva epidemiológica projetada a nível nacional.
Alysson tranquilizou a população informando que o Estado dispõe de 73 respiradores na rede pública e que mais 80 serão adquiridos, além disso, há perspectiva de doações de alguns destes aparelhos.
Os profissionais da Saúde estão trabalhando com equipamentos de proteção individual (EPIs) e mais UTIs e leites específicos para a Covid-19 estão sendo viabilizados nas unidades hospitalares. O Estado ainda dispõe de estoque de medicamentos para ajudar a controlar os efeitos da doença no organismo.
Na próxima semana, Alysson adiantou que serão entregues 10 novos leitos de UTI e 46 leitos de enfermaria, todos completos, com equipamentos modernos, na unidade acreana do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into).