Coluna Theodoro – 20.05.2020

Bota fora

O Brasil se torna um vetor mundial de expansão da pandemia, e o principal responsável é Jair Bolsonaro. A curva de crescimento dos infectados projeta uma das situações mais graves do mundo, mas o presidente debocha da crise. No sábado, 9, enquanto o País ultrapassava a marca de 10 mil óbitos, Bolsonaro passeava de jet ski — nos cinco dias seguintes, mais 3.149 brasileiros perderam a vida. No mesmo dia, mostrando sintonia com a sociedade, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) decretaram luto oficial. Mas não Bolsonaro. Alheio ao drama humanitário, ele continuou a enfraquecer a economia promovendo instabilidade e negligenciando a necessidade de um plano para a retomada. Tudo isso em uma semana crucial para o seu mandato.

Bota fora II

Inquéritos no STF podem esclarecer a tentativa de interferir na Polícia Federal (PF) e outros crimes. A intromissão na PF, denunciada pelo ex-ministro Sergio Moro, está sob investigação na corte. Uma peça decisiva é o vídeo de uma reunião de ministros no Planalto.

Amazôna em perigo!

O governo está pressionando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que coloque em votação a MP 910, conhecida como a “MP da Grilagem” de terras públicas. Essa Medida Provisória objetiva regularizar terras da União que estão ocupadas por grileiros desde 2012, principalmente na Amazônia, onde posseiros invadiram as florestas, derrubaram as matas, tocaram fogo em tudo e depois as ocuparam para o plantio de pastagens ilegais e manejode gado. Essas invasões ocorrem em parques nacionais e até em terras indígenas. O fato é que essa discussão ocorre em meio a um aumento monumental no desmatamento na Amazônia. Segundo o Inpe, de janeiro a abril deste ano, em comparação com igual período de 2019, a derrubada de florestas na região atingiu 1.202 km2, com um aumento de 55%. Bolsonaro não é uma ameaça só à expansão da covid-19, mas também ao meio ambiente.

 Um idiota no poder

O ministro Paulo Guedes (Economia) não se cansa de tentar emplacar novo aumento de impostos. Desde que assumiu, vem falando em reintroduzir a famigerada CPMF (o imposto sobre qualquer movimentação financeira). Seu secretário da Receita do início do governo, Marcos Cintra, caiu exatamente por conta disso.

Um idiota no poder II

Depois, Guedes voltou a dizer que implantaria o imposto do cheque, mas o presidente lhe deu um chega pra lá e proibiu a medida, por ser impopular. Agora, em meio à pandemia, em que o Brasil pode chegar a 20 milhões de desempregados e muitas empresas quebrarão, Guedes volta a desenterrar o assunto, que assombra a todos.

A estrela decadente

Durante os 580 dias em que ficou preso, Lula exerceu com maestria o papel de mártir. Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-­presidente conseguiu difundir com relativo sucesso, principalmente no exterior, o mantra de que era um preso político, uma espécie de herói que estava pagando com a própria liberdade o preço por ter assumido a defesa dos pobres durante seu governo. Nada disso é verdade, como se sabe. Lula foi parar na cadeia por se beneficiar pessoalmente de um gigantesco esquema de corrupção montado e administrado por seus companheiros de partido durante as administrações petistas.

A estrela decadente II

Motivada por um apelo emocional, a campanha “Lula Livre” manteve o ex-presidente em evidência e servia de slogan para uma esquerda bastante castigada. Mesmo na condição de presidiário e inelegível, o plano do PT era conservá-lo no domínio do partido e aproveitar sua popularidade para continuar liderando a oposição. Quando deixasse a cela da superintendência da Polícia Federal em Curitiba, viria o ápice: Lula sairia carregado nos braços do povo e comandaria a oposição de volta ao palco das grandes discussões nacionais. Como se sabe, nada disso aconteceu.

***

Todos os parabéns para a prefeita Socorro Neri pelo seu aniversário!

Minha topmodel Isadora Theodoro foi a grande aniversariante do último sábado. Ganhou festa na intimidade da família. Parabéns! Eu te amo!!!

Prefeita Socorro Neri publicou nas redes sociais uma emocionante homenagem ao querido Abrahim Fahrat, o Lhé, “lutador de todas as boas causas sociais e amigo de todos nós, sendo que dedicava atenção especial aos mais pobres e necessitados de ajuda. Abrahim viveu para ajudar. Sua palavra era “solidariedade”. Ele nos deixou esta semana para o plano espiritual. Siga em paz, meu amigo!

Empresária Rosa Nobre comemorando o niver de sua filha com Roseane Nobre. Parabéns!

Professor Marcos Luís comemorando o niver do amigoThiago Bezerra Francisco.

Ronaldo Teles turistando pelo Rio de Janeiro em frente ao estádio Maracanã.

Lindas de viver, Ilana Fecury com a filha Larissa Fecury.

A beleza de Bia Dessotti, aniversariante da semana, para iluminar a coluna desta quarta-feira de verão.

Dr. Carlos Calderon comemorando o aniversário de seu filho, o médico Diego Calderon, com Vânia Lucia Torres.

Assuntos desta notícia