Estresse – entenda como ele afeta negativamente a saúde física, mental e emocional

Com a rotina corrida e cheia de tarefas é comum que pessoas estejam estressadas. Diante da pandemia vivenciada atualmente, é preciso buscar meios alternativos para lidar com as situações frustrantes e mudanças na rotina. Por isso, além dos cuidados “tradicionais”, é preciso atenção quanto ao excesso de notícias falsas ou negativas, a sobrecarga de informações, que também pode ser prejudicial e aumentar os desequilíbrios emocionais.

 

O que causa estresse?

O estresse é uma espécie de resposta do corpo frente aos nossos sentimentos e emoções . Para entender as causas é necessário conhecer os mecanismos estressores internos e externos, os quais estão relacionados à personalidade como:  perfeccionismo, auto cobrança exacerbada, pressa, ou mudanças provocadas pelo ambiente, como o trânsito caótico, doença na família, morte de entes queridos e pressão no trabalho, por exemplo.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas vão desde a alteração do sono, tensão muscular, formigamento e sensação de desgaste, até hipertensão, perda de interesse, problemas de atenção e depressão.

 

Como amenizar?

O estresse está presente em diversas situações enfrentadas durante o dia. Porém, existem alguns hábitos capazes de amenizá-lo, tais como uma boa noite de sono; os cuidados com a saúde, uma  alimentação saudável, a prática de exercícios regulamente e trazer para o dia a dia momentos relaxantes.

Além disso, é preciso controlar os mecanismos estressores e mudar a forma de enfrentá-los, entendendo nossos limites e estabelecendo prioridades.

Caso sinta dificuldade em lidar sozinho com o estresse, peça ajuda profissional. É importante identificar os avisos do nosso corpo e cuidar da nossa saúde mental de forma efetiva. (Agência Viva / Assessoria Clínica Benessere)

Assuntos desta notícia