Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estoque de leite materno está abaixo do necessário no Acre

O Ministério da Saúde lançou, recentemente, campanha para sensibilizar e mobilizar as doações de leite materno, mesmo durante a pandemia da Covid-19. No Acre, há grande demanda por esse alimento tão importante para a saúde de bebês internados em Unidades Neonatais. A Secretaria de Saúde estadual informou que o estoque do Banco de Leite Humano da Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora, em Rio Branco – o único do estado – conta, atualmente, com menos de 11 litros. Tal volume é considerado baixo pelos gestores locais para atender a demanda de bebês que nascem prematuros e/ou de baixo peso. Segundo a pasta, a meta de doação a ser atingida no estado é de 70 litros de leite por mês.

De acordo com dados da Fiocruz, entre janeiro e maio deste ano, 357 mães acreanas precisaram da doação de leite materno para nutrir seus bebês. Internados nas Unidades Neonatais. No mesmo período, o número de doadoras foi menor: 286 mulheres fizeram doações ao Banco de Leite Humano.

O coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH), João Aprígio, afirma que o leite materno é imprescindível para um melhor desenvolvimento da criança.

“O leite materno tem substâncias que protegem, de imunomodulação. E o que é imunomodulador? Aumentam a resistência do organismo. Têm substâncias que promovem o crescimento facilitado do bebê e da criança.”

Especialistas em saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos seis primeiros meses de vida da criança. Durante esse período, o leite materno é o único alimento do bebê.

Ministério da Saúde lançou, recentemente, campanha para sensibilizar e mobilizar as doações de leite materno, mesmo durante a pandemia da Covid-19

Janini Selva Ginani, Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, explica que as mães lactantes que quiserem participar deste ato de solidariedade e ajudar a salvar vidas no estado devem procurar o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Banco de Leite Humano.

“As mulheres que possuem interesse em doar leite materno podem entrar em contato com um Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Leite Humano mais próximo de sua residência para verificar os procedimentos de como doar de forma segura, mesmo durante a pandemia. Em alguns estados existem inclusive serviços que realizam a coleta na própria casa da doadora. As mães podem se informar sobre a localização dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano no endereço eletrônico saude.gov.br/doacaodeleite.

O Banco de Leite Humano da Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora fica na avenida Getulio Vargas, número 811, no Centro de Rio Branco. Além da coleta presencial, o banco fornece o serviço de coleta domiciliar. O telefone da unidade é (68) 3224-1060. Repetindo: 3224-1060.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. (Paulo Oliveira / Agência do Rádio)

Sair da versão mobile