Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fecomércio/AC completa 30 anos de atuação no Estado

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) completa nesta segunda-feira, 25, 30 anos de atuação no Acre. Para o presidente da entidade, Leandro Domingos, o momento atual mostra ainda mais a necessidade da atuação da instituição, principalmente neste período de pandemia.

A Fecomércio/AC é uma entidade sindical de grau superior, regida pelo direito privado, órgão máximo de representação do comércio acreano de bens, serviços e turismo. Foi criada para orientar, coordenar, proteger, defender e representar as atividades e categorias econômicas do comércio do estado. Fundada em 25 de maio de 1990, a Fecomércio/AC busca fortalecer o setor do comércio de bens, serviços e turismo e desempenha uma série de funções para os seus representados em todo o estado do Acre. Além disso, a entidade se faz ouvir em todos os níveis dos poderes constituídos, em articulação nacional com as demais federações estaduais que integram a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Fundada em 25 de maio de 1990, a Fecomércio/AC busca fortalecer o setor do comércio de bens, serviços e turismo e desempenha uma série de funções para os seus representados em todo o Acre (Foto: Ascom Fecomércio/AC)

Domingos relembra que a entidade começou de forma modesta, inicialmente na Rua José de Melo, passando posteriormente a ocupar o prédio de sua propriedade na Avenida Ceará, onde hoje é o Palácio do Comércio. ” Lembramos que o idealizador da Fecomércio/AC foi Itamar Soares de Azevedo, empresário do ramo de autopeças. Aliado a um grupo de empresários, foi um baluarte na criação dos sindicatos, necessários para a composição da entidade”, recorda.

A motivação de criação da Fecomércio/AC foi o fato de ser o Acre o único estado da Amazônia a não possuir uma entidade de grau superior, de forma que o empresariado acreano não tinha seus interesses defendidos em nenhuma circunstância, ainda de acordo com Domingos. “Atualmente, composta por 10 sindicatos filiados, quatro deles com base nos municípios de Brasileia, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Feijó. Os demais sindicatos têm seus representados na capital. O papel dos sindicatos é fazer o “corpo-a-corpo” com os empresários, ouvindo o segmento, analisando necessidades, mobilizando e estimulando novas iniciativas”.

Domingos ressaltou também o trabalho das duas entidades administradas pela Fecomércio/AC: o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que compõem o Sistema Fecomércio. Graças ao Sistema, importantes serviços e assistência à comunidade acreana têm sido prestados, além de um atendimento com primazia voltado para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. (Ascom Sistema Fecomércio/AC)

Sair da versão mobile