A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, participou de uma videoconferência organizada pela Casa Civil do Governo do Acre, com a presença do governador Gladson Cameli. O evento tratou da possibilidade de retorno gradual dos estabelecimentos não-essenciais definidos por meio de decretos governamentais e discutiu as medidas a serem tomadas para continuar o combate ao coronavírus/covid-19.
Entre as decisões anunciadas está a prorrogação dos decretos estadual municipal de isolamento social até o dia 15, assim como o termino do rodízio de veículo neste domingo, dia 31.
Além de Socorro Neri e de Gladson Cameli, a reunião contou com a presença de secretários estaduais e municipais; do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Júnior; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano; do presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços Agrícolas do Acre (Acisa), Celestino Bento de Oliveira; e de representantes da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio).
Em sua fala, Socorro Neri, destacou a eficácia do rodízio de veículos adotado em Rio Branco desde o dia 18 de maio para reforçar o isolamento social. A gestora afirmou que nas últimas duas semanas, a capital acreana ficou entre as cidades com os maiores índices de isolamento social do País, superando até mesmo a média nacional.
“Esse rodízio foi pensado para 14 dias e foi uma medida necessária porque, na semana em que ela foi decretada, o sistema de saúde estava entrando em colapso. Não tinha vaga em UTI, não tinha vaga em leito”, explicou Socorro Neri. “Logo na primeira semana ele funcionou e trouxe bons resultados. Ainda nessa segunda semana, embora tenha baixado os índices, pois a tendência no Brasil é de baixar o isolamento, nós já temos um outro cenário no sistema de saúde em razão dos leitos que foram implantados, das UTIs que foram instaladas e já estão em funcionamento”, acrescentou. “Diante desse novo cenário, daqui a 15 dias, nos podemos pensar na retomada das atividades diversas”, completou.
O secretário de Saúde, Alysson Bestene, fez o relato de ocupação dos leitos destinados para pacientes com Covid-19. Segundo o gestor, dos 50 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) disponíveis para os casos graves, 39 estão ocupados, enquanto 147 dos 214 leitos clínicos estão sendo utilizados.
Mais uma vez, o governador Gladson Cameli enfatizou que salvar vidas continua sendo a principal prioridade do Governo do Estado. Diante do alto número de infectados, o governador confirmou a extensão do decreto governamental até o dia 15 de junho.
“Não podemos relaxar no momento mais decisivo. Sabemos da dificuldade que os empresários estão enfrentando, mas o nosso objetivo é evitar que mais vidas sejam perdidas para o coronavírus. Temos que unir nossas forças para vencermos esse vírus o quantos antes para que a vida possa continuar. Por isso, decidimos pela prorrogação do nosso decreto até 15 de junho”, argumentou. (Ascom PMRB, com informações da Secom Acre)