A técnica de enfermagem Sandra Melo da Silva, de 43 anos, morreu vítima de covid-19 na manhã desta quarta-feira, 20, na UTI do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
Sandra era servidora da UPA da Cidade do Povo. Suspeita-se que ela tenha sido contaminada pelo novo coronavírus no dia 24 de abril, após atender uma pessoa com a doença.
![Técnica de enfermagem que atuava no combate à covid-19 morre na manhã desta quarta-feira 2 Técnica de enfermagem que atuava no combate à covid-19 morre na manhã desta quarta-feira](https://agazetadoacre.com/wp-content/uploads/2020/05/whatsapp-image-2020-05-20-at-10.44.47-1-450x600.jpeg)
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou uma nota hoje para explicar que a servidora fez um teste no dia 26 de abril, mas que o resultado deu negativo. Contudo, posteriormente, ela foi levada à UPA do Segundo Distrito com falta de ar. No primeiro momento, todos ventiladores mecânicos estavam ocupados devido à grande demanda.
Sandra teve de ser intubada e posteriormente foi encaminhada à UTI do Into-AC, onde ficou por vários dias até morrer na manhã desta quarta-feira. (DA REDAÇÃO A GAZETA)
Confira a Nota Pública na íntegra:
NOTA PÚBLICA
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) comunica o falecimento da técnica de enfermagem Sandra Melo da Silva, 43 anos, servidora da UPA da Cidade do Povo, às 6h05 desta quarta-feira, 20, na UTI do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
No dia 26 de abril, Sandra e toda a equipe da UPA da Cidade do Povo estiveram realizando os testes de PCR para Covid-19, após terem atendido, no dia 24, uma pessoa contaminada naquela unidade. O paciente morreu no dia 26 pela doença. Daí a preocupação de realizar os testes no mesmo dia.
Na ocasião, o exame de Sandra, assim como os dos demais profissionais, deu negativo para contaminação pelo novo coronavírus. Na madrugada da segunda-feira,18, no entanto, ela foi levada para a UPA do Segundo Distrito com baixa saturação de oxigênio, variando entre 32% e 34%. Teve de ser intubada e posteriormente foi encaminhada à UTI do Into-AC.
A secretaria esclarece, ainda, que no momento da sua transferência, os ventiladores mecânicos da UPA estavam ocupados por conta da alta demanda de pacientes que estão chegando à unidade.
No Into-AC, ela foi submetida aos cuidados de UTI, permanecendo lá até o seu falecimento, na manhã desta quarta-feira, 20.
Rio Branco, AC, 20 de maio de 2020.
Secretaria de Estado de Saúde do Acre