17 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

ARTIGO: Amálgama

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
12/05/2020 - 18:04
ARTIGO: Amálgama
Manda no zap!CompartilharTuitar

Houve um tempo – há um longo tempo – em que trabalhei em um prédio enorme, décimo sexto andar acarpetado, separado por baias de fórmica, onde se espalhavam crachás, cheiro de café, impressoras escandalosas, metas a serem alcançadas, reuniões, reuniões e reuniões. O prédio ficava em uma dessas avenidas cheias de luzes e trânsito, estávamos, meus colegas e eu, sempre ocupádissimos, ‘meia noite e ainda muito a fazer’. ‘Fechamento’, dizíamos quase orgulhosos das horas extras.

O contraste entre as lâmpadas fluorescentes, ar-condicionado a milhão, o barulho dos muitos, os saltos, os looks e a minha salinha pequena, minhas plantas, meu abajur de 20 watts, minha mantinha na perna, o que penso, falo, vivo e escuto hoje é brutal, quase violento.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Foi minha vida há muito tempo, mas não por pouco tempo. Da temporada longa, algumas figuras marcantes permanecem comigo. Em minha memória, nas histórias que conto para as meninas e para mim e naquela rede social, também vinda de um passado distante da qual, por alguma razão, não consigo me desligar, o facebook.

Uma dessas figuras foi minha chefe. Na hierarquia da empresa, havia muitos acima de nós. A essa altura, eu não era chefe de ninguém. Tudo o que eu produzia precisava ser aprovado por ela e, uma vez que ela estivesse satisfeita, pelo nosso diretor. Produzíamos muito e, portanto, precisávamos nos comunicar inúmeras vezes durante o dia. O que mais me cansava, nessas meia-noites, não era nem o trabalho, mas a estranha mediação que eu – júnior até a última gota de sangue – precisava fazer entre chefe e diretor. Eles não se falavam. Literalmente. E sempre que algum ajuste se fazia necessário, era preciso repetir o que cada um queria dizer para o outro, porque além de não se falarem também não se escutavam, ou fingiam não se escutar. Embora sentássemos os três a uma distância de no máximo um metro. A coisa toda era, no mínimo, ridícula.

Pois hoje, li um depoimento dessa minha ex-chefe no facebook. Ela falava sobre o não desejo de ser mãe. Dizia que uma única vez, sentiu que faria sentido ‘amalgamar genéticas’, como ela mesma descreveu, mas rapidamente o sentido se perdeu. Seguia comentando todos os outros não quereres. Só no finzinho da postagem longa, contou que o rapaz que despertou nela a vontade curta não chegou a saber do possível amálgama. Namoraram à distância, quando eram ainda novinhos. Ele decidiu visitá-la aqui no Brasil na mesma semana em que foi diagnosticado com um câncer. Morreu em um mês, sem ter tempo de visitá-la ou fazê-la receber a visita de um filho. Perdeu-se o sentido.

Eu que a congelei na memória como uma briga besta com um diretor também besta, gostei de lembrar o óbvio: ninguém é uma coisa só, uma experiência, um período, uma fala, um desejo. Somos muitos. Não cabemos em nenhum fechamento. Boa semana queridos.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Projetos de enfrentamento à violência doméstica são apresentados à Aleac por comissão da OAB/AC

Próxima Notícia

Gazeta Estilo – 12/05/2020

Mais Notícias

O Tribunal ficou em ultimo lugar no ranking de produtividade. Foto: Assessoria
Destaques Cotidiano

Idoso que teve parte da casa destruída em incêndio criminoso ganha indenização de R$ 20 mil na Justiça

17/03/2026
O espaço voltará a funcionar depois de anos com os serviços paralizados. Foto: Kauã Lucas
6º destaque

Reabertura da Biblioteca da Floresta é adiada para 24 de março em Rio Branco

17/03/2026
Correios abrem mais de 500 vagas para Jovem Aprendiz 2026; inscrições começam dia 23
Geral

Correios abrem mais de 500 vagas para Jovem Aprendiz 2026; inscrições começam dia 23

17/03/2026
Foto: Rafael Barros/Seagri.
Geral

Mais de 430 agricultores são habilitados para fornecer alimentos ao PAA no Acre; veja lista

17/03/2026
Foto: Analice Diniz/Arquivo g1
4º destaque

Inscrições de processo seletivo com salários de até R$ 7,2 mil são adiadas em Rio Branco; veja nova data

17/03/2026
Foto: Assessoria
Geral

Saúde da mulher: ação em Rio Branco oferece exames gratuitos e alerta para prevenção do câncer

17/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Gazeta Estilo - 12/05/2020

Gazeta Estilo - 12/05/2020

Coluna Theodoro - 12/05/2020

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre