Rodrigo Forneck defende políticas públicas de proteção e defesa das crianças e adolescentes

Os abusadores muitas vezes estão dentro de casa. E é pensando nisso que o vereador do PT, Rodrigo Forneck, se manifestou nesta segunda-feira, 18, em que se lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, para destacar a importância de o Estado Brasileiro implementar políticas públicas e fortalecer os órgãos de defesa.

“A violência é silenciosa e velada, em sua maioria. Crianças e adolescentes são abusados por aqueles que deveriam protegê-las. Sendo que maioria dos casos, elas sequer conseguem compreender que sofreram uma violência ou abuso. Por isso, sou a favor desse assunto ser tratado nas escolas, como forma de prevenir e orientar crianças e adolescentes”, enfatizou o parlamentar que é presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara de Rio Branco.

Outra medida necessária e urgente, na visão de Forneck, é o aparelhamento de órgãos de defesa, como o Conselho Tutelar. “Temos que dar mais estrutura e condições de trabalho aos conselheiros, pois são eles que hajam quando há violação do direito de uma criança ou de um adolescente. O Conselho está na linha de frente e, portanto, tem que ser melhor estruturado”, observa.

Em suas redes sociais, Rodrigo divulgou a campanha do Ministério Público do Acre (MP\AC), que reforça a importância da denúncia. Segundo estudo, entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações de violência sexuais contra crianças e adolescentes. (Ascom do Vereador Rodrigo Forneck)

Assuntos desta notícia