Espalhe esperança

Olá, tudo bem?

Hoje o meu coração pede e a cada dia mais se enche de Esperança, e por causa disso, desejo falar com você sobre esse tema que nunca, jamais pode morrer em nós, a esperança, principalmente neste momento da história onde todo o mundo sofre diante de uma pandemia que está passando.

Mas o que é esperança?  Segundo o dicionário Online em Português, esperança é um substantivo feminino. É a Confiança de que algo bom acontecerá: esperança de se curar. Crença de que um desejo se torne realidade, como por exemplo, esperança de casar. No sentido figurado é algo ou alguém que é alvo de uma expectativa. Tudo o que se relaciona com ilusório; utópico, como a esperança de ficar rico. Dentro da Religião é uma Virtude que completa as três virtudes teologais: fé, caridade e esperança.

Certa vez, participando de uma conferência, ouvi a seguinte história onde mostrava as diferentes reações de duas pessoas, um otimista e um pessimista, diante de uma situação posta, que assim se enunciava: um pai, com dois filhos gêmeos, e enfrentando dificuldades econômicas e sabendo que um deles era otimista e o outro pessimista, dá de presente para o filho pessimista uma bicicleta e para o filho otimista uma lata com esterco de cavalo. Quando os dois filhos se encontram, o otimista pergunta: – e então, o que você ganhou? Responde o pessimista: – eu ganhei uma bicicleta, que desgraça! Minha namorada vai cair da bicicleta, meus amigos vão querer bater em mim. Que desgraça, que desgraça! E você o que ganhou? E o otimista, com a latinha de esterco na mão e cheio de esperança, respondeu: – eu ganhei um cavalo, que legal! Você ‘viu ele’ por aí?

Para ser honesta, poucas foram as vezes em minha vida que eu me senti pessimista, as vezes que acontecia era quando algo me fazia sofrer, mas era momentâneo, mesmo diante das dificuldades eu sentia e percebia uma força imensa dentro de mim, que aos poucos aprendi a lidar com ela, e chama-la de esperança. É interessante mas devo confessar que aquele meu otimismo assustava bem mais aqueles que conviviam comigo do que a mim mesma, lá vai a sonhadora, diziam alguns.

Durante esta quarentena, tive seis membros de minha família infectados com o vírus, pessoas que lidam com a saúde e estavam no campo de frente de batalha, outros em seus respectivos trabalhos e outros dentro de casa. E a única coisa que eu conseguia falar, enfrentando o medo dentro de mim, era: Seja forte, enfrente, mantenha a fé, nós venceremos esta batalha, acredite e por favor, desligue, mantenham-se desconectados desta impressa que faz questão de levar a morte para as pessoas, amedrontando e causando terror, contribuindo para o adoecimento emocional, baixando assim a nossa imunidade, quanta falta de amor ao SER HUMANO! QUANTA CRUELDADE!

Sabe de uma coisa, quando nós temos esperança, quando nosso otimismo vibra ele contagia a todos com a nossa alegria e felicidade. Alegria é energia, e eu realmente sinto quando a energia é boa, pois a atitude é positiva ela vibra e faz bem. Assim quando percebo, sinto o pessimismo, o ar pesa, a energia flui negativamente. Mas entenda, a atitude é sua, somente você pode decidir mudar, melhorar, cortar pela raiz essa energia negativa que afasta você de tudo e de todos, tornando a sua vida mais difícil, amarga, sem brilho e sem cor. Compreenda, ninguém pode fazer você ter uma boa atitude se você não quiser, é impossível qualquer atitude boa fazer uma pessoa negativa feliz, pois a escolha é unicamente dela. Assim como ninguém pode fazer você ter uma atitude ruim se você não quiser, e sinceramente eu me recuso a ter. E quanto aos meus familiares que padeciam com o corona vírus, a minha forma de cuidar era orar individualmente e em família, e enviar mensagens de esperança recheada de fé… ACREDITE, CREIA, CONFIE, Deus está com vocês e o meu coração também.

Temos vivido momentos difíceis atualmente, mas preciso dizer a você que somente você pode permitir ou não que a sua alegria, que a sua esperança seja roubada, maltratada ao pondo de te causar ansiedade, angústia, tristeza, medo, depressão, pânico e outros difíceis e dolorosos sentimentos e transtornos, tornando você pessimista, infeliz, angustiado, acreditando que nada de bom vai lhe acontecer, ou que os problemas não terão solução. Lembre-se, nós recebemos como acreditamos, então seja feito como você acredita, é uma questão de atitude. E as minhas expectativas serão sempre as melhores, portanto, a minha esperança me faz acreditar que sinceramente receberei o melhor desta terra.

A esperança é uma amiga da Fé, pois através da fé acreditamos naquilo que não vemos e nem tocamos, mas confiamos e isso muda tudo em nossa mente, pois tudo que é positivo cai em nossa boca, em nossos ouvidos, nutrindo-nos de bem estar físico, mental, emocional, espiritual, fortalecendo o nosso coração. Se convença de ter um melhor humor frente as tribulações da vida para sair desse pessimismo que te mata emocionalmente. Sabe de uma coisa, a esperança e a fé são as minhas melhores amigas e poderão ser a sua também. Sinta, permita-se!

A esperança é uma feliz antecipação de uma coisa boa. Nossa! Como pensar assim me faz bem! Eu já me via com os meus familiares reunidos, rindo muito, (marca da família), comemorando, festejando ao redor de uma enorme mesa.

Sabe de uma coisa, todos as vezes, mesmo naqueles dias que não me sentia tão forte, nos momentos que eu ouvia de algum deles: hoje piorei, precisei ser levado ao hospital, estou sem ar, não sinto meu olfato e nem o paladar, a febre aumentou… eu afirmava: você vai vencer, tudo isso vai passar, não desanime, não se entregue ao desespero, Deus está ao seu lado, vamos, olhe para Ele, fale com Ele. Sabe,  somente  Deus sabia da luta que eu travava dentro de mim, com o medo de perde-los, porém, não permitia que esse medo maldito me dominasse! E não deixava que eles percebessem, apenas sentissem e ouvissem as minhas palavras de esperança e fé. E para mim, eu afirmava, ainda não é o fim, eles estão vivos e vencerão esta batalha.

Esperança é uma atitude de uma mentalidade positiva. Mesmo diante de uma enfermidade, de problemas, situações difíceis,  uma pessoa positiva usa o seu senso de responsabilidade durante suas conversações para transmitir, nutrir o outro de forma otimista.

Qualquer um pode decidir ser esperançoso, assim como também pode decidir que a sua esperança, sua alegria seja roubada, e assim será.

Se os seus pensamentos, seus sentimentos e atitudes pertencem a você, você não precisa ter um sentimento especial para ser esperançoso, entenda, está em suas mãos mudar o percurso de sua história.

Para sermos esperançosos os nossos sentimentos acompanham as nossas decisões, não temos de esperar sobre como nos sentimos para tomar uma decisão. Vamos lá, lute por si mesmo, não seja passivo desejando que algo bom um dia aconteça a você ou pior ainda, tendo ciúmes de todos que tem uma vida boa e se colocando sempre no lugar de coitadinho, vítima e reclamando: porque será que eu nunca consigo nada de bom em minha vida. Eu sei porque, por que você não tem atitude. O que acha de ter uma esperança radical na atual circunstância que vivemos afirmando com convicção: Tudo vai passar, ressuscite a sua atitude positiva, alguma coisa boa vai acontecer através de mim e comigo. Vamos, comece a afirmar! E saiba que a sua vida nunca mais será a mesma.

Quanto aos meus familiares, graças a Deus, estão curados, a saúde foi restabelecida, o vírus vencido, inclusive a maioria já voltaram ao trabalho. E se vocês desejarem assistir o depoimento de minha sobrinha Aline, você pode acessar o meu canal: youtube.com/c/ClaudiaCorreia e no momento certo todos nos reuniremos para nos abraçar e comemorar.

Diga adeus a desesperança e a tudo que provoca os sentimentos mais deprimentes e angustiantes em você. Desligue a TV,  programas sensacionalistas, noticiários e informações falsas e tendenciosas, esses têm sido tóxicos, portanto, elementos estressores que prejudicam o corpo e a mente. Afaste-se! E trabalhe a sua esperança, fortalecendo-a! Preserve a sua alegria e seus pensamentos positivos, otimistas e vibrantes independente das circunstâncias. E lute! Sim, lute por sua felicidade e paz de espírito. Levante a cabeça e Mantenha a chama da esperança acesa.

Um grande abraço!

Fique com Deus.


Claudia Correia de Melo Torres

É Psicoterapeuta de adolescentes, individual e de casal. Escritora. Palestrante. Faz atendimento On line e Presencial para você e sua família. Youtube.com/c/ClaudiaCorreia Skype: claudiacorreiamt (82) 99641-57-87

Assuntos desta notícia