A estudante concludente de odontologia Damiana Avelino de Castro utilizou suas experiências de mundo e conhecimentos da área para produzir narrativa voltada ao público infantil sobre a perda dos dentes de leite, contextualizada no cenário amazônico.
Com título “A fábula do dentinho Sheta”, a história faz releitura criativa e lúdica da Fada do Dente, lenda que remonta ao imaginário europeu medieval, tendo como personagem principal um indiozinho chamado Sheta, nome que na língua pano significa dente.
O livro foi publicado este ano pela EAC Editor e vem acompanhado de ilustrações elaboradas por Samuel Gonçalves de Carvalho. Em razão da pandemia, o lançamento teve de ser adiado, com previsão para ocorrer em outubro ou novembro.
Conforme a autora acreana, a história traz de forma lúdica a fase da perda dos dentes de leite ou dentes decíduos, na faixa etária aproximada dos 5 aos 12 anos, marcada por sentimentos como insegurança, apreensão, choro, preocupação e às vezes até desespero.
A opção pelo universo amazônico se justifica pela passagem de longa permanência da escritora nas aldeias indígenas, lugares onde exerceu trabalhos na área da saúde bucal, especificamente na região do Alto Juruá, na floresta acreana, no período de 2005 a 2015.
A autora destaca o caráter pedagógico da fábula e diz que o objetivo é contribuir para as atividades desenvolvidas pela odontopediatria, tanto assim que já tem planejado projeto que vai levar, além da leitura do livro, ações de conscientização de saúde bucal às escolas.
Seguindo essa linha, ela já tem pronto um segundo livro que vai dar continuidade à narração centrada na saúde bucal, a qual, segundo ela, será uma trilogia. Damiana Avelino de Castro, nascida em Cruzeiro do Sul, é aluna concludente do curso de odontologia da Unimeta e já tem graduação em educação escolar indígena e serviço social. (Assessoria)