Em videoconferência com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o governador Gladson Cameli e representantes das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e do Departamento de Estradas de Rodagens (Deracre) realizaram nesta quarta-feira, 24, a apresentação do projeto de duplicação e restauração da rodovia AC-405, que liga o município de Cruzeiro do Sul a Mâncio Lima.
São 32 km de extensão entre os municípios e o projeto contempla a realização de obras em duas etapas, sendo a primeira fase a duplicação de 12 km que vai até o aeroporto. O total da obra está avaliado em R$ 76 milhões, com previsão para começar no próximo ano.
O presidente do BNDES, Gustavo Henrique Montezano, aprovou o projeto e se prontificou a liberar o recurso de R$ 50 milhões para as obras da primeira etapa, ficando o recurso adicional condicionado a uma avaliação futura com a evolução das obras de saneamento, também previstas a serem aplicadas no estado.
“Essa aprovação nada mais é do que o resultado de todo um trabalho que fizemos no ano passado com a renegociação e realinhamento de dívidas. Isso nos dá mais fôlego para além de fazer concurso público, valorizar o servidor e fortalecer a nossa infraestrutura. A primeira etapa contemplará a 405, que vai favorecer os moradores da região e quem precisar passar pela estrada. Pretendemos também restaurar todas as demais rodovias até o final de nossa gestão”, explicou o governador Gladson Cameli. (Lilia Camargo / Secom Acre)