Prefeitura garante que população tenha acesso direto à informações da gestão no combate à covid-19

É uma diretriz do município a total transparência em todas as ações realizadas pela Prefeitura de Rio Branco. Neste momento, principalmente na implementação de medidas de combate ao coronavírus, não seria diferente.

Em maio, a Plataforma Transparência Internacional reconheceu Rio Branco como a terceira capital no ranking nacional de transparência no combate à covid-19.

População pode se consultar por telefone e obter informações sobre os serviços municipais e o cenário da pandemia na Capital (Foto: Fagner Delgado / Ascom PMRB)

Uma das ferramentas que ajuda a colocar Rio Branco nesta posição foi criada pela prefeita Socorro Neri. Trata-se da a implementação do Portal de Transparência Covid-19. Reunindo informações indispensáveis sobre a pandemia na capital acreana, a plataforma foi desenvolvida de acordo com o que estabelece a Lei Federal n° 13.979/2020, a chamada Lei Nacional da Quarentena.

Qualquer cidadão pode acessar o portal pelo endereço: portalcovid.riobranco.ac.gov.br, e verificar o número de casos confirmados e em análise da covid em Rio Branco, bem como o número de óbitos e altas médicas. Esses dados são atualizados diariamente. Além disso, disponibiliza o boletim epidemiológico, o Plano de Contingência para o Enfrentamento à Covid-19, atos legais, recursos e bens recebidos, contratações emergenciais e orientações aos gestores.

O cidadão também tem acesso a serviços online, como a ouvidoria, notícias sobre a pandemia e agendamento da teleconsulta. (Assessoria Prefeitura de Rio Branco)

Assuntos desta notícia