Coluna Roberta Lima – 05/07/2020

Happy Day

Hair coiffeur Rafisa Ganum, umas das precursoras de atendimento de alto nível em espaço de beleza, apagou as velinhas no último dia 28 de junho e recebeu ao longo do dia as felicitações.

**Advogado Leonardo Mirtil (foto) foi a aniversariante do último dia 30, e ganhou todos os mimos da esposa, a odontóloga  Aline Sena, dos filhos Betina e Gabriel, e dos familiares e amigos.

**Já a advogada Rosana Magalhães foi mega paparicada ao longo da ultima quarta-feira, 1º de julho, pelo marido, Juiz de Direito Afonso Brana, pelos filhos e amigos.

Bodas 

Promoter Meyre  Manaus e o jornalista Juarez di Cesares (foto) comemoraram no último dia 24 de junho os 20 anos de casados.

**A Bodas de Porcelana ocorreu de uma forma inusitada: Meyre aqui no Acre, e Juarez em São Paulo. Explico: é que o casal está indo  passar uma temporada em Sampa, e por conta disso, tiveram que se separar para resolver assuntos da mudança.  Ao querido casal, felicidades!

Moderna 

Empresária Zayra Ayache mega feliz com as novidades que chegaram à sua Ótica Moderna. A darling  de 9 entre 10 personalidades da cidade, o espaço conta com lentes receituários e solares das melhores marcas nacionais e internacionais.

Hoteleira Fabíola Pinheiro foi conferir as novidades da Ótica Moderna e foi recebida pessoalmente pela proprietária Zayra Ayache

Fake news I

O projeto de lei 2.630/2020, que busca combater a disseminação de informações falsas na internet, as chamadas fake news, foi aprovado no Senado na ultima terça-feira (30/6).

**Além de aprovar o texto-base do projeto, os senadores apreciaram oito destaques, como são conhecidas as propostas de alteração da lei. Todos foram rejeitados. A proposta agora segue para a Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado pelos deputados e sancionada por Bolsonaro, o projeto criará a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

Fake News II

O projeto na versão aprovada eliminou um dos pontos mais polêmicos do texto original, que previa a exigência de documentos de identificação para abrir contas em redes sociais.

**Dados de identificação só será possivel em casos considerados suspeitos e por ordem judicial, e o projeto ainda proíbe contas criadas com o objetivo de assumir a identidade de outras pessoas  ou contas automatizadas, conhecidas como robôs.

Direito

Ate que enfim uma boa notícia: esta semana, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os planos de saúde adotem a cobertura obrigatória de testes sorológicos para detecção do coronavírus (Covid-19).

**Com isso, se houver a recusa do plano de saúde ou qualquer cobrança financeira, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) deverá ser acionado para assegurar o direito de ressarcimento do cliente.

Ação

Iniciou nesta sexta-feira, 2, a testagem rápida de diagnóstico do coronavírus em bairros da Capital. A iniciativa da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, visa  entender qual a situação epidemiológica que se encontra o município.

**A ação será feita por teste em residências, com uma programação que irá atender vários bairros da capital acreana.

Em casa 

Esta edição do quadro “Em Casa” traz os arquitetos, um dos profissionais que mais se encaixam nesse novo tempo, em que a necessidade de ficar no lar traz um olhar mais preciso e  perceptivo, mostrando  que temos que cuidar mais dos nossos espaços com planejamento, organização e soluções. Confiram:

Edinete Oliveira, arquiteta“Trabalhar nessa quarentena tem sido muito enriquecedor, não somente como arquiteta mas como ser humano; tempo de reflexão e mudanças apesar das tristezas. Procuro manter uma rotina de trabalho com pesquisas e desenvolvimento de projetos em um  home officie com boa iluminação, ventilação e algumas plantinhas para harmonizar o ambiente com a natureza!  

Faço reuniões com os clientes e com a equipe do escritório via WhatsApp e visita a obra quando necessário seguindo todos os cuidados, apenas com o Engenheiro e Mestre de obras. Muito incrível é saber que estamos conseguindo atender os clientes e realizar sonhos com projetos, consultorias e acompanhamento de obra em meio a crise sanitária em que estamos vivendo!”  @arqtraco 

Daniela Kipper, arquiteta – “Durante a quarentena revi tudo. Comecei reorganizando armários, desapegando e resignificando. Depois revi meus conceitos, valores  e resolvi cuidar da cabeça: Assim, ocupando meu tempo com estudos sobre minha profissão e tudo que eu gosto, percebi que era preciso me reinventar, me atualizar! Hoje, graças a quarentena, criei e apliquei uma metodologia própria de atendimento “on line” para execução dos meus projetos, sem perder a qualidade no atendimento aos meus clientes. E uma coisa puxando a outra… até consigo enxergar coisas boas em meio a todo este caos.”

Paula Dossa, arquiteta – “O início da quarentena foi bem difícil, primeiro por ter que desacelerar tão bruscamente e permanecer isolada por 14 dias, pois eu havia acabado de chegar de viagem e junto vinha a dúvida de estar ou não contaminada. Depois de cumprir o período de isolamento aos poucos a rotina foi  normalizando, o trabalho, a alimentação saudável e atividade física voltaram a fazer parte do meu dia a dia. O que mais mudou foram os finais de semana, pela falta da socialização, então aproveitei o tempo livre para ler, estudar e fazer alguns cursos online. Com esse tempo em casa também pude descobrir alguns dotes culinários,  além de repensar e ressignificar muitas coisas da vida.”

Rose Moreto, arquiteta – “O ano de 2020 está sendo um período de adaptação para todos, em meio a pandemia que mudou nossos hábitos, rotina social e a percepção de como visualizamos, sentimos e interagimos com o ambiente que estamos inseridos, mostrou de fato o que é mais importante. Nunca passamos tanto tempo em casa até que isso se tornou uma prioridade para a nossa saúde e segurança, e é nesse contexto, que descobrimos as nossas reais necessidades e a maneira de como enxergamos o nosso lar. Levando em consideração que o ambiente em que vivemos influencia em nossas sensações, comportamento físico e mental que o ambiente transmite, as pessoas começaram a buscar novas soluções para seus lares. É nesse meio que a arquitetura se mostrou tão importante, é a responsável por dar vida ao ambiente e nos faz querer chamar de lar. Com todo o contexto vivenciado atualmente o escritório RM Rose Moretto Arquitetura tem recebido uma grande demanda de solicitações para projetos, em especial interiores, com tudo, tivemos que nos adaptar as novas regras de convívio para dar continuidade ao nosso trabalho por meio de home office e assessorias em obras. Os trabalhos exercidos pelo escritório sofreram alterações com os novos hábitos sociais, mas continuamos com nossas atividades, com a finalidade de proporcionar o bem-estar do cliente.”

Leandro Rocha, arquiteto “Essa quarentena tem surtido um efeito maravilhoso, tô aproveitando pra fazer uma reforma geral no meu apartamento. Esse efeito “quarentena” de querer reformar, mudar algo, não foi só aqui em casa, estou atendendo muitos clientes que estão solicitando transformações em suas casas também!

Aqui no meu apartamento eu pintei, troquei móveis, cortinas, modifiquei iluminação e esta ficando tudo organizado como eu projetei. A quarentena esta mudando nossos hábitos e nos fazendo ter mais atenção ao nosso lar, esta desacelerando nossa rotina. Eu saia cedo de casa e só retornava no final do dia, e com isso não tinha tempo para observar que minha casa estava precisando de cuidados. Continuo minha rotina de trabalho de maneira consciente, tentando levar na normalidade, mantendo todo o cuidado necessário. Eu e minha equipe estamos trabalhando em home office e não sabemos quando vamos retornar pro escritório, por questões de segurança.”

Marselha Salomão, arquiteta – “Além de Arquiteta e esposa, me tornei mãe há 1 ano e 02 meses e já tinha optado por trabalhar em casa no primeiro ano do meu filho, mas sempre saía para encontrar meus clientes e visitar as obras, quando necessário. 

Agora nesse período de isolamento social continuo projetando da minha casa, aproveito para passar mais tempo com o meu bebê e cuidar da alimentação da nossa família, que virou um hobby para mim. Além disso, cozinhar me distrai e me dá a certeza que estamos comendo de forma saudável, o que é muito importante na situação que estamos passando. 

Precisei me adaptar nas visitas presenciais com clientes e já até apresentei projeto por vídeo. Por certo, devemos nos adequar nesse novo formato de vida, mas sem parar. A vida pessoal e profissional tem que continuar, tenho muita fé em Deus que tomando todos os cuidados vamos passar por isso!”

DICAS

**Amando os Box Natto, do restaurante Natto Bistrô e Café.

**Com a onda das festas juninas, a novidade é o Natto Box Junino, que vem com leque de gostosuras que remetem a data. Anota: 99208-7243

**E o município de Brasiléia comemorou no último dia 3 de julho os seus 110 anos de fundação.

**A programação foi realizada de forma virtual, em virtude da pandemia, e o município ganhou um mastro e bandeira municipal, que foi instalado na rotatória da cidade.

**E haja saúde neste clima instável que vivemos.

**De manhã, friozinho, e pela metade do dia, um sol de rachar, como fala o bom acreanês.

**Uma semana abençoada, e até semana que vem, com muita saúde, se Deus quiser!

 

Assuntos desta notícia