Coluna Roberta Lima – 19/07/2020

Happy Day

E mais uma leva de gente bacana trocou de idade esta semana, e claro que não poderíamos deixar de registar.

** Meiga e super querida, Vanusa Rodrigues (foto) recebeu todo o carinho no último dia 11, pela troca de idade. Como o momento pede, os festejos foram em casa, e com familiares.

** Já a dama Samira Duck Galo foi mega paparicada pelas filhas Carol e Sanny (foto) também no último dia 11, data do aniversário. Cozinheira de mão cheia, um delicioso Rabo no Tucupi foi a deixa para reunir as filhas e comemorar a data.

 Ajuda I

Os índios Yawanawá, que habitam a área indígena do Rio Gregório, no município de Tarauacá, no Oeste do Acre,  por conta do coronavírus se isolaram e estão sem recursos para a compra de medicamentos, materiais para plantio e alimentos básicos.

** A renda deles advinha do turismo, com a visita de pessoas de várias partes do mundo aos festivais que acontecia anualmente na aldeia Mutum.

Ajuda II

Para suprir as atuais necessidades foi lançada a Campanha Xinãya (“cura”, na língua indígena), com a contribuição de qualquer quantia.

*** É só entrar no http://ascy.org/, e fazer doações por meio de transferência bancária ou PayPal, ou até mesmo por pagamento com cartão de crédito.

Respirar

Com o advento do coronavírus, e os cuidados que a maioria estar tendo quanto a saúde, um dos fatores preocupantes para agravar mais o quadro é o número de queimadas urbanas, que aumentou até 90% neste primeiro semestre de 2020.

** Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), a Prefeitura de Rio Branco tem recebido denúncias diárias, e duas equipes de fiscalização da Semeia se revezam para atender a população.

** As denúncias podem ser realizadas pelo 190 ou 193, além do contato da Semeia por meio dos números 3228-5765 ou 9 9227-1126.

Camaleoa

Desde que começou a pandemia o Programa da Jô, da apresentadora Jocely Abreu, teve uma adequação no horário, como aliás ocorreu em todas as emissoras. Mas, a profissional, camaleoa do jeito que é, inovou mais uma vez e continua apresentando edições de quarentena, com vídeos caseiros dos seus convidados, que compartilham suas vivências, experiências e dicas com o telespectador. O melhor: ainda pode rever no canal do YouTube.

** Com quase uma década, o programação de entretenimento e informação vai ao ar todas às segundas, 11h15, na tela da TV Rio Branco, canal 8.1. Bora espiar que vale a pena!

Chef

Ele é acreano, tem um restaurante em Goiânia com pratos típicos da nossa região, e na última quinta-feira (16) mostrou ao Brasil que veio para ganhar. Claro que estou falando do chef Júnior Marinho, primeiro finalista do reality show Mestre do Sabor.

** Marinho foi o primeiro classificado do desafio com o prato picadinho de filé-mignon com cuscuz e queijo coalho, e chorou de emoção com o resultado anunciado pelos jurados.

** Agora aguardar a final, que acontece na próxima quarta-feira ( 23), e torcer pelo nosso acreano da gema!

Em Casa

Reinventar. Nunca uma palavra foi tão usada durante essa pandemia que assola o Brasil e o mundo. E para a classe dos empresários, então, nem se fale! Se reinventam para não quebrar, para não demitir, para arcar com os encargos da empresa. Alguns conseguiram a adoção da venda online. Outros mudaram oferecendo outros produtos. E esta semana a tribo convidada foi de alguns empresários, que através dos relatos, vão nos mostrar como estão se reiventando. Confiram:

Patricia Dossa, empresária (loja Madril)– “A pandemia virou nossa vida de cabeça para o ar. Algo que sabíamos que existia, mas, parecia estar tão longe.

Em março parei de trabalhar por uns dias para seguir o decreto governamental, e depois fomos liberados a trabalhar, mas, com restrições e com a equipe muito reduzida, vieram algumas dificuldades que ainda estamos nos adaptando. Alguns colaboradores tiveram que ser afastados. Uns por serem do grupo de risco, e os demais porque tiveram a doença.

Com as crianças em casa virei professora, tendo 3º e 4º turno… quase enlouqueci (risos) e em seguida, mesmo com todos os cuidados, peguei Covid-19.

Em relação a doença foi relativamente tranquilo e fiquei mais de 20 dias sem trabalhar novamente.

E agora, quatro meses do início de tudo, “quase” acostumada com a nova rotina, não vejo a hora disso tudo acabar! Continuo trabalhando como nunca e me virando em três, fazendo um dia ter 48 horas, mas, tendo muita fé.”

Carol e Carina Tibucio ( loja Gloss)– “A quarentena vem sendo muito desafiadora tanto para a Gloss, quanto a para a nossa vida pessoal.

Tivemos que nos adaptar e reinventarmos com a loja fechada, e a venda exclusivamente online que é algo novo pra todo mundo. É mais trabalhosa, requer novas técnicas de venda.

Com isso vieram novos desafios e conquistas. Mas continuamos firmes, vendendo e levando os lindos looks gloss para as nossas clientes! Ansiosas para a reabertura e o novo normal.

Já em casa, quarentena com crianças não é nada fácil! Aulas online, o não poder sair pra passear, é um Deus nos acuda. A vantagem é de estarmos mais juntos, curtindo momentos que antes com a correria do dia a dia não tínhamos.”

Mariana Carvalho, empresária (Natto Bistrô &Café)- “Querida bb, primeiro quero dizer que é um prazer participar da sua coluna, um espaço tão bacana, alto astral, de entretenimento e credibilidade.

Essa pandemia chegou e eu como proprietária de um recém bistrô inaugurado, me vi de uma hora pra outra sem chão, sem saber o que seria do amanhã. Novos hábitos, restrições , isolamento, enfim tudo aquilo que não combina com o ambiente de um restaurante que foi pensado em juntar pessoas, com comida gostosa e ambiente agradável. Mas como creio que tudo na vida vem para aprendizado e superação pessoal, sigo um dia de cada vez. Aproveito esse tempo para fazer consultorias on line, para melhor atender o nosso cliente, através do delivery e planejando como poderemos voltar com o atendimento no nosso espaço da maneira mais segura possível , quando for permitido. Nesse tempo aproveitei também para colocar em prática coisas que já pesquisava, como o serviço de Grazin food , e lancei as box NATTO , caixinhas recheadas de delícias como opção para confraternizar em família ou para presentear alguém especial e se fazer presente nesses dias tão difíceis de distanciamento. Está sendo um trabalho muito bacana de desenvolver. E além disso, e não menos importante, sigo cuidando da saúde, da mente, as vezes triste com a perda de tantas vidas, as vezes confiante de um novo amanhã, mas sem perder a fé de que tudo vai passar e em breve a ciência achará a vacina para esta doença! Resiliência e Solidariedade são meus sentimentos desse período. Paz e saúde pra todos . Grande abraço !”

Daniela Barcelos e Denise Eufrasio, empresárias (Donna Fit, Donna Black e Donna Shoes) – “Demorou alguns dias para a ficha cair, as lojas fechadas, ficamos em casa quase enlouquecendo. Quando o delivery foi liberado,  mergulhamos imediatamente de cabeça nesse novo desafio. O objetivo no momento é viver realmente um dia de cada vez, sem planejamentos a longo prazo. Estamos aprendendo muito, nos adaptando diariamente, vender on line é difícil. Enxugamos tudo que foi possível e estamos “sobrevivendo”. Sairemos mais fortes e conscientes. Estamos aqui, na contagem regressiva para reabertura do comércio, loucas de saudades das nossas DONNA’S.”

Elisane Grecchi , empresária (Seringal Bier) – “Estava com uma vida agitadíssima, com longas jornadas de trabalho todos os dias da semana e extasiada com o início do sonho “Seringal Bier”. Repentinamente o universo veio avisar que ainda estava no comando.

Passado o primeiro impacto, e sendo uma otimista incorrigível, pensei em todas as famílias que trabalham e dependem da nossa fábrica. Me fortaleci, enchi o coração de coragem e segui junto com toda a equipe criando novos caminhos para dar continuidade ao negócio.

Alguns projetos foram acelerados como a implantação do delivery e em breve estaremos em outras cidades do Acre. Continuamos produzindo e entregando a cerveja mais acreana do Brasil para nossos clientes que muito nos apoiam e querem o sucesso da Seringal Bier.

No âmbito pessoal pude colocar a curva do aprendizado na vertical, estudando muito sobre produção cervejeira e até arriscando umas aulinhas de francês que vinha adiando há anos. “

Mas de todo o proveito que pude tirar desta fase desafiadora, nada supera o prazer de desfrutar da companhia do meu marido e filhos por mais tempo e sem pressa.

Face Clean – À princípio, nós da Face Clean, éramos mais uma empresa que teve que fechar suas portas sem saber muito bem o que estava acontecendo.

Mas, com o passar dos dias e a situação se agravando, decidi que precisava me reorganizar e orientar minha equipe e estabelecer novos conceitos. Muita coisa mudou e muitas outras irão mudar mais ainda.
A diferença é que além de nos preocuparmos com o bem estar físico, estamos nos preparando mais e mais com o bem estar emocional dos nossos clientes. Procuramos nossos parceiros para novos cursos … novas ideias!
Vamos recomeçar, mas te garanto que será muito melhor! Porque nada é em vão … pra quem ama o que faz e sabe que faz bem. Nova Face Clean Corpo e Mente pra cuidar de você.

DICAS

**Já não basta ser isolado, o munícipio de Cruzeiro do Sul ainda vem sofrendo com o cancelamento dos voos da linha aerea Gol.

**A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) afirmou que o cancelamento ocorreu porque o atual cenário  demonstra sinais de lenta recuperação e ainda permanece bastante aquém dos níveis alcançados em 2019.

** Quer ver seus direitos e tirar suas dúvidas? Acessa a página https://www.anac.gov.br/assuntos/pass

**E o Via Verde Shopping já toma medidas de reabertura  do espaço.

**Na retomada, o cliente terá medidas de segurança sanitária, aferição de temperatura, pontos com alcool em gel, ou seja, adaptado como manda as instruções da Organização Mundial de Saúde (OMS).

** Muita saúde para todos e até semana que vem.

**AH, e não esqueça: tome vitamina D, C, E…..X, Y…crie uma imunidade no seu organismo!

 

Assuntos desta notícia