Coluna Theodoro – 08/07/2020

Os escolhidos

Prefeita Socorro Nery e o ex-reitor da Ufac, Minoro Kinpara, estão tecnicamente empatados para a disputa da prefeitura de Rio Branco. Os dois têm um belo trabalho para conquistar o eleitorado!

Alerta vermelho

Os casos da Covid-19 voltaram a crescer. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) mais 253 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Desse modo não tem como a prefeita Socorro Neri permitir a reabertura do comércio, bares e restaurantes para agrava ainda mais o contágio do coronavírus a população. Já as mortes provocadas pela doença se aproximam das 400 vítimas fatais em todo o estado.

Reabertura segura I

Passados mais de quatro meses do início das medidas de isolamento social, em virtude da pandemia de coronavírus, pouco a pouco as atividades econômicas começam a ser retomadas em todo país. O afrouxamento das regras tem variado de acordo com as condições de cada cidade e estado no enfrentamento à doença. Nesse contexto, um dos segmentos mais duramente atingidos, segundo pesquisas do Sebrae, e que se encontra na expectativa de reabrir as portas é o de academias e centros de atividades físicas. Com objetivo apoiar os micro e pequenos negócios que atuam nesse segmento, o Sebrae elaborou um protocolo com as principais orientações direcionadas a esses empreendedores.

Reabertura segura II

O objetivo do conteúdo é permitir que os donos de pequenos negócios do segmento possam fazer a reabertura de suas empresas como o máximo de segurança para o público interno e clientes. Todas as orientações foram compiladas de órgãos oficiais nacionais e internacionais, tais como Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan Americana da Saúde (OP

Resistir é preciso!

Aproximadamente 43% dos empresários rio-branquenses disseram acreditar que devem ser viabilizadas fórmulas adequadas para o funcionamento seguro do comércio, mesmo com as obrigações de higienização e distanciamento social. A estimativa é do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), com pesquisa realizada junto a 66 comerciantes no período de 23 a 30 de junho. Por conta da quarentena, o estudo foi feito de maneira remota.

Para outros 20%, o investimento em plataformas para vendas à distância se apresentaria como a alternativa mais viável para a situação sanitária vivida pela sociedade em geral, ainda segundo o levantamento. Outros 15% disseram ter receio em não alcançar o faturamento adequado no segundo semestre.

SENAC recomenda I

O acervo do YouTube é imenso e não para de crescer. Muito se pode aprender com esta ferramenta, mas pesquisar conteúdo de boa qualidade e de fontes de informações confiáveis é trabalhoso e demorado. Pensando em facilitar este processo de busca e ajudar você a aprender, o Senac lança seu novo canal na maior plataforma mundial de compartilhamento de vídeos, o Senac Recomenda.


SENAC recomenda II
Com conteúdo criteriosamente escolhido e relacionados aos segmentos de atuação da instituição, o canal reúne vídeos de diversos produtores de conteúdo selecionados e organizados por especialistas do Senac, instituição com mais de 70 anos de experiência em Educação Profissional.

Presidente fora da lei!

O Hospital Albert Einstein desaconselha seus médicos a prescreverem a cloroquina. Diz que ela pode até matar o paciente. Mas Bolsonaro acha que o remédio é milagroso. Será por isso que 54% das pessoas ouvidas pelo Datafolha o consideram pouco inteligente?

Pior é o mico do Exército. Seguindo as ordens de Bolsonaro, o laboratório do Exército produziu 1,8 milhão de comprimidos de cloroquina, o que representa 18 vezes sua produção anual. O que fazer com o estoque?

CAIXA ABERTA!!!

O aplicativo da Caixa para pagamento do benefício emergencial de R$ 600 é tão frágil que os falsários invadiram as contas de 100 mil pessoas e sacaram os créditos, com um prejuízo de R$ 60 milhões. Nada funciona com Bolsonaro.

Começar de novo

Em vários estados e municípios do país, as atividades econômicas começam a ser retomadas gradativamente, após mais de quatro meses de isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Para esse retorno às atividades, é fundamental que empresários, profissionais parceiros, colaboradores, fornecedores e clientes estejam atentos às recomendações das autoridades de saúde para prevenir o contágio e a difusão da doença. Um desses segmentos que está retomando o funcionamento reúne as empresas relacionadas à atividade de beleza. Pensando nas particularidades dos negócios da Beleza, um dos mais diretamente atingidos pelas medidas de prevenção ao novo coronavírus, o Sebrae formulou Orientações para Reabertura, que têm como referência as orientações de instituições nacionais e internacionais de saúde.

Democracia sempre!!!

Inspirado no movimento das Diretas Já, de 1984, o sociólogo Fernando Guimarães criou o “Direitos Já”, que realizou na sexta-feira, 26, um ato virtual em defesa da democracia, com a participação, em uma live, dos políticos mais influentes do País: Fernando Henrique Cardoso, Ciro Gomes, Fernando Haddad, Marina Silva e Luciano Huck, entre outros. Todos eles fazem oposição a Bolsonaro e estão apreensivos com as ameaças do presidente da República ao regime democrático, sobretudo por ele participar ostensivamente de protestos de seus aliados pedindo o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de intervenção militar e a criação de um novo AI-5.

Ministro paz e amor!

Faltando dois meses para assumir a presidência do STF, o ministro Luiz Fux está mostrando que sua gestão à frente da Corte será marcada pelo diálogo. Ele já está conversando com militares e ministros do governo Bolsonaro para acabar com a tensão entre os poderes. Fux assumirá no dia 10 de setembro.

Retrato do rei

”Bolsonaro é um estelionato eleitoral. Ele é uma farsa. Prometeu acabar com a corrupção e provocou a demissão do Moro, que combatia o crime organizado. O presidente é um burrão e grosso. Ele traiu o povo brasileiro. Sempre se cercou dos piores, desde a campanha. Basta ver que o Queiroz é seu amigo há 40 anos. Foi ele quem o indicou para o filho Flávio contratá-lo no gabinete de deputado. O sonho do Bolsonaro é dar o golpe. Ele tem um ato institucional pronto na gaveta. Todos os ministros sabem
disso. Ele fala para todo mundo no governo.”

–  O desabafo é da deputada Joice Hasselmann sore o nosso presidente

Minha querida amiga Jussara Holanda para iluminar a coluna desta quarta de verão.

Flashes do casamento civil do meu filho Thiago Theodoro com sua esposa Sandy Santiago, no Fórum de Rio Branco. Felicidades ao casal!

Ines de Oliveira com a mãe Nazaré Merched no cooper matinal pelo eixão de Brasília.

Rizomar Araújo no aeroporto de Guarulhos para cumprir agenda de trabalho na capital paulista.

NOVIDADES!!! Seus finais de semana não serão os mesmos! Como assim? Um novo conceito de COMIDA CASEIRA E SOBREMESAS com saúde. A DONA está chegando nesse fim de semana. Embalagens EXECUTIVAS (com divisórias) e embalagens ACESSÍVEIS A MICROONDAS são especiais livres de BPA (não liberam substâncias tóxicas se levar ao microondas). Tudo pensando em você! Valores acessíveis nas fotos! RESERVAS NA SEXTA-FEIRA! Whatsapp 99924-7734 ou ligue 99239-4415. Reservas na sexta-feira; entregas no sábado e domingo!!! Não fique de fora. Venha conhecer o que há de melhor de A Dona Marmitex!

Assuntos desta notícia