Trabalhando há mais de 10 anos para o crescimento da educação dos alunos acreanos e formando profissionais para o Brasil, o Instituto Federal do Acre (Ifac) vai inaugurar em breve um grande investimento no Estado. O campus Rio Branco sediará as instalações da Usina Voltaica, que garantirá energia e economia.
A iniciativa é resultado do trabalho de equipe dedicada que fará diferença na pandemia do coronavírus. A ideia é olhar para o futuro, oferecendo o melhor para a comunidade acreana.
A Usina Voltaica terá mais de 800 placas solares que serão instaladas no campus Rio Branco. O material, que irá integrar a construção de primeira usina fotovoltaica da instituição, vai gerar cerca de 30 mil kWh, além de contribuir para uma economia de mais de R$ 150 mil por ano, o que vai representar uma redução de mais de 30% nos gastos com pagamento de energia elétrica da unidade.
Ação e meio ambiente
A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos ressaltou que o uso de placas solares faz parte das ações previstas no Planejamento Estratégico daquela instituição, como também reflete o compromisso da gestão no investimento de atividades voltadas à questão ambiental. A instalação da usina, por exemplo, irá evitar a emissão de dióxido de carbono, uma das boas práticas de desenvolvimento sustentável.
Por uma boa causa
A aquisição da usina fotovoltaica se deu através de um processo de adesão à licitação realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas, cuja expectativa da instituição é de que com a economia no pagamento de energia elétrica, o valor possa ser investido em novas ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. (BETH PASSOS, Da Redação A GAZETA)