O chef de cozinha acreano Júnior Marinho, finalista do reality show gastronômico Mestre do Sabor, da TV Globo, foi convidado para uma live realizada pela Made In Acre e apresentada pela embaixadora da marca Jackie Pinheiro neste domingo, 19. Durante o bate-papo, ele falou sobre a participação no programa, a paixão pela culinária e ainda ensinou a receita da baixaria, prato típico do Acre.
A paixão pela culinária veio da família. “Sempre gostei muito de estar na cozinha. Sempre gostei muito de acompanhar os meus pais, avós. Aos sábados e domingos fazemos almoço e reunimos a família inteira. Só que eu nunca tinha pensado em cozinha como profissão”.
A ideia de seguir o rumo culinário surgiu após Júnior se mudar para Goiânia, em Goiás. Em 2011 iniciou o curso de Gastronomia junto com sua atual sócia. Especializou-se por sete anos, tendo, inclusive, experiências em São Paulo e no Rio de Janeiro. Depois, ele decidiu montar o restaurante Juá, que é focado em cozinha brasileira, com especialidade nas cozinhas do Norte e Nordeste.
Pratos como baixaria, pirarucu a casaca e tacacá são servidos no restaurante Juá, afirma Júnior, que revelou ainda, durante a live, ter planos para Rio Branco também.
A grande final do programa será na próxima quinta-feira, 23, logo após a novela Fina Estampa.
Convite para o Mestre do Sabor
Quando foi convidado por uma produtora a participar do Mestre do Sabor, em setembro do ano passado, Júnior Marinho pensou que estava sendo alvo de um trote. Ele só acreditou no convite quando recebeu um e-mail oficial. Com muito bom humor, ele conta que pediu desculpas pela desconfiança inicial. “Esse convite mudou a minha vida”, declarou.
O chefe afirma que desde que se tornou finalista ganhou ainda mais atenção na cidade e, inclusive, nas redes sociais. Neste domingo, o número de seguidores no Instagram marcava mais de 50 mil.
O prato
O prato que levou Júnior Marinho à final do Mestre do Sabor foi uma releitura do tradicional picadinho. Quando descobriu o que teria que fazer ficou animado. “Eu amei, pois é uma coisa que já faço. Eu trabalho muito com cozinha afetiva. Eu tentei fazer essa junção do picadinho com cuscuz e fiz um tipo de baixaria (prato típico do Acre). Coloquei o cuscuz, o picadinho, a banana e o queijo coalho. Mantive as origens daquele prato”.
Baixaria
Durante a live conduzida pela embaixadora da Made In Acre, Jackie Pinheiro, o chef Júnior Marinho ensinou a preparar a baixaria, prato que leva pão de milho (milharina), carne moída e vinagrete. Ele acrescentou a banana da terra para dar um toque especial.
O modo de preparo pode ser conferido no perfil do Instagram @usemadeinacre, onde a live salva ficará disponível. (BRENNA AMÂNCIO / Da Redação A GAZETA)