Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Primeira edição virtual do ‘Crie o Impossível’ alcança 68 mil acessos de todo o país

Com apoio do Sebrae, a ONG Embaixadores da Educação realizou na quinta-feira, 30, a 1ª edição virtual do ‘Crie o Impossível’. Em quase quatro horas de duração, o evento de alto impacto inspiracional alcançou 68 mil acessos originados de todo o país e contou com a presença de grandes nomes, como o ator Lázaro Ramos; o triatleta de Ironman Thiago Vinhal; o rapper Emicida; o empreendedor e fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino; o produtor musical KondZilla; a executiva do Google e embaixadora da ONU, Lisiane Lemos; e o ativista Rene Silva do Complexo do Alemão. Os convidados compartilharam suas histórias de superação com os estudantes de escolas públicas brasileiras que, assim como eles, enfrentam desafios diários e neste momento, encontram-se desmotivados para estudar por causa da pandemia da Covid-19 que suspendeu as aulas no país.

Em sua 3ª edição, o ‘Crie o Impossível’ foi idealizado por ex-alunos e alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil da Escola do Sebrae em Belo Horizonte (MG), que juntos criaram há seis anos a organização sem fins lucrativos, Embaixadores da Educação, e atuam com a missão de empoderar estudantes da rede pública por meio da Educação Empreendedora. O Sebrae é referência no ensino de Educação Empreendedora, que a partir deste ano fará parte do currículo dos estudantes do Ensino Médio do país, por meio da aplicação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Evento realizado com apoio do Sebrae mobiliza estudantes de escolas públicas, por meio do empreendedorismo, a superarem desafios e realizarem sonhos (Foto: Divulgação Sebrae)

Para o gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae, Gustavo Cezário, o ‘Crie o Impossível’ é uma oportunidade de mostrar a força transformadora do empreendedorismo. “Quando despertamos a vocação empreendedora dos estudantes não é apenas para que eles tenham um negócio. Queremos que consiga perseguir os seus sonhos, definir um propósito, construir até mesmo um projeto de vida para o que ele deseja no futuro e, a partir desse projeto, traçar um plano de quais conhecimentos e competências precisa desenvolver para de fato, ter um protagonismo ao longo da vida”, explicou.

Com mensagens motivacionais e inspiradoras, o evento teve o tema “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Os convidados reforçaram a importância do conhecimento, do planejamento e da persistência para transpor o que pode ser considerado impossível. Foi o caso da CEO da Lacoste no Brasil, Rachel Maia, com trajetória reconhecida mundialmente. “É preciso ficar atenta aos sinais que a vida nos dá. Se eu fosse colocar na balança, recebi muito mais “nãos” ao longo do caminho, mas para mim não existia o impossível”, destacou. Com participação ao vivo, direto da Espanha, Thiago Vinhal, 1º negro triatleta profissional a participar do Ironman de Kona no Havaí, destacou a importância de estabelecer um sonho claro e traçar uma direção: “Alimente os seus sonhos diariamente e dê o seu melhor com o que você tem agora e vocês verão que todo o esforço valerá a pena”.

Em comum, o rapper Emicida, o produtor KondiZilla e o ator Babu Santana ressaltaram o estudo de inglês com uma porta para oportunidades. Já a ex-BBB Thelma Assis, contou sua experiência para conseguir se tornar médica mesmo com as dificuldades na época de estudante de escola pública, em São Paulo. A executiva do Google e embaixadora da ONU, Lisiane Lemos relembrou emocionada sua história de superação por ser mulher e negra.

 

Os organizadores da iniciativa também convocaram os estudantes a contribuir, de forma efetiva, ao propor soluções que possam ajudar a enfrentar a pandemia no contexto escolar. Para isso, foi criada uma plataforma digital, chamada de Empower, que pode ser acessada via internet, onde os projetos serão acompanhados e mentorados pela ONG Embaixadores da Educação. As melhores iniciativas serão premiadas com bolsas de estudos integrais e outras oportunidades educacionais.

 

Educação Empreendedora

Em 2019, a Escola do Sebrae, que funciona em Belo Horizonte (MG), completou 25 anos de existência com mais de 12 mil alunos formados e impactados pela metodologia de Educação Empreendedora. Um dos projetos desenvolvidos é o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ), que oferece oportunidade da formação técnica em Administração com foco em Empreendedorismo para jovens de escolas públicas. Neste ano, o NEJ completa 10 anos com a  formação de mais de 2 mil alunos. (Assessoria Sebrae)

Sair da versão mobile