Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Primeira parcela do 13º salário dos servidores do Acre deve ser paga em 15 de julho

Primeira parcela do 13º salário dos servidores do Acre deve ser paga em 15 de julho

Mais de 49 mil servidores públicos do Acre entre ativos, inativos e pensionistas do estado devem receber a primeira parcela do 13º salário no próximo dia 15 de julho.

A medida vai injetar R$ 92 milhões na economia do estado. Somando a parcela do décimo terceiro e o salário mensal, o governo acreano coloca R$ 355 milhões em circulação no mês de julho.

Com isso, segundo o governo, alguns comércios afetados pela pandemia vão ter uma ajuda a mais para continuar com as atividades.

A confirmação do pagamento foi feita após o governador Gladson Cameli fazer uma enquete em sua conta pessoal no Facebook para saber opinião da população com relação a antecipação da primeira parcela do benefício. Na postagem, Cameli questionou se a população era a favor do pagamento integral ou da parcela do décimo.

“Fiz uma consulta em minhas redes sociais e a maioria decidiu, democraticamente, pela antecipação. Vamos cumprir com a nossa palavra no dia 15 de julho. É muito importante ressaltar que isso só foi possível porque temos feito de tudo para economizar cada centavo do Tesouro Estadual e honrar os nossos servidores que tanto nos ajudam a levar os serviços do governo para a população”, defendeu o governador.

Conforme o governo, entre os servidores que vão receber a antecipação do pagamento estão 31.694 ativos, outros 13.486 inativos e 3.905 pensionistas. A segunda parcela do 13º salário deve ser paga no mês de dezembro.

 

Abertura dos setores por nível de risco

Doze dias depois de apresentar o plano “Acre sem Covid” para retomada gradual das atividades no estado, o governo do Acre publicou o enquadramento dos setores e atividades comerciais que vão ser autorizadas a funcionar em cada nível de risco.

Das três regionais do estado, apenas a do Juruá, Tarauacá e Envira foi reclassificada para a fase laranja, de alerta. Já as regionais do Baixo e Alto Acre permanecem em emergência. Com isso, as atividades não essenciais, suspensas desde o dia 20 de março, seguem sem previsão de retorno.

O plano é dividido em quatro níveis de alerta e em cada fase deve ser permitido o funcionamento ou reabertura gradual de um segmento. Entre os níveis estão o vermelho, que é de emergência; alerta, simbolizada pela cor laranja; atenção, pela cor amarela; e cuidado na cor verde. (Iryá Rodrigues / Do G1 AC)

Sair da versão mobile