Todas as regionais do Acre que ainda estavam na faixa vermelha, de emergência, passaram, nesta segunda-feira, 20, para a faixa laranja, que já autoriza o reinício de atividades do setor produtivo. A classificação foi definida pelo Pacto Acre sem Covid, do quais os municípios do Acre são signatários.
Rio Branco avançou para a faixa laranja. Com isso, algumas das atividades econômicas, que estavam suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, poderão retomar seu funcionamento obedecendo protocolos orientados pela Prefeitura de Rio Branco.
Podem funcionar com 30% da capacidade de ocupação
Estão autorizados a funcionar com 30% da capacidade total de ocupação (atendimento presencial) e obedecendo aos protocolos sanitários, de responsabilidade dos municípios, a partir desta terça-feira, 21:
Lojas de artigos de confecções e comércio varejista; lojas de móveis e eletrodomésticos; lojas de eletrônicos; comunicação, informática, áudios, vídeo e colchoarias; lojas de materiais de construção; salões de beleza; clínicas de estética e similares; shoppings centers; galerias e centros comerciais; concessionárias e lojas de automóveis e motocicletas; lojas de auto peças; oficinas mecânicas; serviços de manutenção veicular em geral; borracharias; serviços de guincho; estabelecimentos de higienização veicular; hotéis; pousadas e similares.
Comércio de rua e ambulantes
O comércio de rua e ambulantes em geral podem funcionar com barreira física, marcação horizontal no solo e pagamento do tipo “pague-leve”, sem deixar de obedecer aos protocolos sanitários.
Feiras livres de produção rural
Feiras livres e comercialização de gêneros alimentícios da produção rural podem funcionar também com a observância dos protocolos sanitários e do distanciamento seguro entre as barracas. O acesso pode ser por meio de delivery e do sistema “pague-leve”.
Escritórios
Mediante agendamento prévio limitado a uma pessoa por vez, tendo os protocolos sanitários obedecidos, estão autorizados a reiniciar o funcionamento das atividades:
Escritórios e atividades do ramo imobiliário; escritório de profissionais liberais (engenharia, arquitetura, advocacia, contabilidade, consultoria econômica, administrativa, etc) e os demais escritórios.
Bares e restaurantes
Os restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, distribuidoras de bebidas, bares e similares só podem funcionar, exclusivamente, nos sistemas drive-thru, delivery e “pague-leve”.
Shopping
Aos shoppings centers foi permitido o funcionamento, desde que com capacidade limitada a 30% do total. Fica, contudo, proibida a abertura das praças de alimentação e de áreas recreativas.
Hotéis
Pode funcionar com limitação de 30% da capacidade total e obedecendo aos protocolos sanitários. No entanto, fica proibida a utilização das áreas de uso coletivo, como restaurantes, academias, clubes e piscinas, entre outros.
Transporte coletivo
Continua a funcionar, porém, com capacidade limitada aos assentos do veículo, e seguindo os protocolos sanitários.
O que permanece fechado?
Continuam sem autorização para funcionamento, conforme o Decreto 5.496/2020:
*Espaços públicos (parques, quadras poliesportivas, campos de futebol comunitários, espaços destinados para atividades físicas) e similares que ocasionem aglomeração de pessoas;
*Academias de ginástica, clubes esportivos e de lazer, e similares;
*Teatros, cinemas e apresentações culturais;
*Centros e escolas de formação e capacitação, estúdios de dança, escolas/estúdios de música, centro de formação de condutores de veículos automotores e similares;
*Eventos religiosos em templos ou locais públicos, de qualquer credo ou religião, inclusive reuniões de sociedades ou associações sem fins lucrativos;
*Eventos, feiras, seminários e congressos.
A Prefeitura de Rio Branco informou ainda que, caso os números de contaminados pela Covid-19 voltem a subir e o estado regrida para a faixa vermelha, a flexibilização poderá ser reduzida novamente.
Clique no documento abaixo para acessar ao protocolo com os critérios de reabertura do comércio completo:
Protocolos e critérios de reabertura
As orientações detalhadas estão disponíveis no site http://www.riobranco.ac.gov.br/. (BRENNA AMÂNCIO / Da Redação A GAZETA)