14 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Sebrae orienta donos de pequenos negócios que buscam crédito no mercado

Fabiano Azevedo por Fabiano Azevedo
16/07/2020 - 14:04
dd

dd

Manda no zap!CompartilharTuitar

Não é de hoje que a participação dos pequenos negócios no mercado de crédito não condiz com a sua grande importância na economia nacional, que atualmente correspondem a 29,5% do PIB e mais da metade dos postos de trabalhos formais no país. Em análise feita pelo Sebrae com dados disponibilizados pelo Banco Central desde 2012 até o 1º trimestre deste ano, observa-se que enquanto a concessão média de crédito para os pequenos negócios foi de cerca de 14,7%, para as médias e grandes empresas esse percentual é acima de 85%. Com o avanço da pandemia, os problemas estruturais que dificultam o acesso ao crédito por parte das micro e pequenas empresas ganharam mais visibilidade.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a natureza da falta de acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios decorre de problemas informacionais no mercado de crédito relacionados às características do segmento. “Os pequenos negócios têm muita dificuldade de prestar informações corretas e de qualidade para o sistema financeiro. Poucos tem sistema contábil e gestão financeira organizada. Dependendo dos critérios exigidos pelo banco, quanto mais informações corretas e de qualidade os empreendedores possam fornecer às instituições financeiras, maior a probabilidade de conseguirem empréstimos”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A 5ª edição da Pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae, em parceria com a FGV, entre os dias 25 de junho e 30 de junho, com a participação de 6.470 empresários, mostrou que o aumento na proporção de empresas que buscam empréstimo (de 39% para 46%) não tem acompanhado o ritmo de liberação de crédito, que continua lento, com aumento de 16% para 18%. O levantamento também que revelou que entre os principais motivos para a recusa dos bancos, está a negativação (19%); sendo o CPF com restrição a principal razão pela não obtenção de crédito entre os MEI e a negativação no CADIN/Serasa, no caso das micro empresas e empresas de pequeno porte.

Sebrae orienta donos de pequenos negócios que buscam crédito no mercado
Informações detalhadas sobre o controle financeiro do negócio facilitam na liberação de empréstimos (Foto: Ilustrativa)

Para ajudar os donos de pequenos negócios que pensam em buscar crédito ou que não sabem o que considerar como importante na hora de procurar uma instituição financeira, o Sebrae preparou orientações importantes:

  1. Atenção ao controle financeiro com informações detalhadas do seu negócio

O dono do pequeno  negócio precisa estar livre de restrições para ter êxito na solicitação de crédito, pois essa é a principal condição para ter acesso ao crédito. A maioria dos bancos faz esse tipo de exigência. A depender da política de crédito de cada instituição, esses fatores são mais ou menos relevantes e intensificados. Por isso, é tão importante ter melhor controle e cuidados com sua gestão financeira.  Ter conhecimento sobre o próprio negócio e sobre os números é fundamental, com um registro contábil detalhado. São todas informações úteis para a tomada de crédito e, muitas, vezes exigidas pelas instituições financeiras.

  1. Pesquise em outras instituições financeiras, além dos grandes bancos.

Se você já procurou algum banco para solicitar empréstimo, mas não deu certo, não se deixe levar pela negativa. A 5ª edição da pesquisa sobre impacto da pandemia nos pequenos negócios mostrou que outras instituições financeiras, como cooperativas de crédito e bancos regionais estão com maior nível de aprovação de empréstimos para as micro e pequenas empresas. Para te ajudar nesta tarefa, o Sebrae criou uma coletânea com mais de 170 linhas de crédito para pequenos negócios que foram lançadas durante a pandemia.  Você pode acessar aqui . O documento apresenta as linhas de crédito disponíveis em bancos públicos federais, bancos privados com atuação nacional, bancos regionais e agências de fomento, cooperativas financeiras e fintechs.

  1. Avalie se não há alternativas que podem suprir a sua necessidade de crédito

Antes de buscar o crédito, procure analisar a real necessidade da sua empresa e garantir meios para um futuro pagamento. Avalie se há medidas alternativas que podem ser tomadas e que não envolvem o crédito propriamente dito, como negociação com os fornecedores para conseguir mais prazo para pagamento, descontos e renegociações de custos fixos. No momento em que muitos negócios estão com dificuldades, uma possibilidade é negociar.

  1. Procure o Sebrae para receber orientações sobre crédito assistido.

Se você concluir que realmente precisa do crédito neste momento, mas ainda não se sente seguro para procurar uma instituição financeira, saiba que o Sebrae oferece a  possibilidade de crédito assistido, em que você recebe orientações, inclusive para utilizar esses recursos da melhor forma. Na Caixa Econômica, por exemplo, pesquisa apontou que os empresários encaminhados pelo Sebrae tiveram três vezes mais chance de obter um empréstimo no banco. Conheça mais sobre o crédito assistido do Sebrae neste link.

No Portal Sebrae , os empresários também podem encontrar diversos materiais informativos sobre controle das finanças para enfrentar a pandemia. Clique aqui para conhecer um conteúdo específico sobre quais os principais pontos que os bancos analisam para aprovar o crédito. (Assessoria de Comunicação do Sebrae)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Queimadas aumentam quase 90% em Rio Branco durante isolamento social

Próxima Notícia

Emocionante: Casal de São Paulo adota três irmãos acreanos durante a pandemia 

Mais Notícias

Com estoque em nível crítico, Hemoacre faz apelo a doadores de sangue
6º destaque

Doação de sangue fortalece cirurgias e apoia rede de saúde do Acre

14/06/2025
Agente da Polícia Civil mantém rotina de doações de plaquetas por amor ao próximo
6º destaque

Agente da Polícia Civil mantém rotina de doações de plaquetas por amor ao próximo

14/06/2025
INSS começa a devolver R$ 292 milhões a aposentados
Destaques Cotidiano

Aposentados não precisam acionar justiça por valores do INSS, diz AGU

14/06/2025
Capoeiristas do Acre debatem plano  de proteção e valorização da Capoeira
3º destaque

Capoeira, cultura e celebração: Escola Beija-Flor realiza campeonato com turma de 2025 neste sábado

14/06/2025
Administração do Via Parque emite nota de pesar pelas mortes de dois trabalhadores
4º destaque

Pintor que sobreviveu a acidente em caixa d’água afirma que trabalhadores estavam sem EPI no momento da tragédia

14/06/2025
Bombeiros entram no terceiro dia de buscas por homem desaparecido no Rio Juruá, em Marechal Thaumaturgo
Geral

Bombeiros entram no terceiro dia de buscas por homem desaparecido no Rio Juruá, em Marechal Thaumaturgo

14/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Emocionante: Casal de São Paulo adota três irmãos acreanos durante a pandemia 

Emocionante: Casal de São Paulo adota três irmãos acreanos durante a pandemia 

Homem é condenado a três meses de detenção por agredir ex-mulher

Homem é condenado a três meses de detenção por agredir ex-mulher

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre