Dois homens foram presos, nesta sexta-feira, 17, em Rio Branco, suspeitos de participar do assalto a um supermercado e um casa lotérica no mês de junho. Os dois já tinham sido identificados pela participação nos roubos e estavam com mandado de prisão abertos.
Jofran Silva Evangelista foi preso e identificado como sendo o responsável por coordenar o roubo no supermercado, que ocorreu no dia 2 de junho, no bairro Sobral, em Rio Branco. Ele também teria sido responsável por roubar o veículo e sequestrar o motorista de aplicativo. O carro teria sido usado para o roubo. A prisão dele ocorreu no bairro Carandá.
O outro preso é Cauet de Souza Silva, preso na rua Campo Novo, bairro Ayrton Senna, ele é suspeito de atuar com o responsável por levantar as informações dos locais onde foram realizados os roubos.
O roubo à casa lotérica, no bairro Calafate, ocorreu no dia 17 de junho, quando quatro criminosos invadiram o local e roubaram cerca de R$ 3 mil durante o assalto.
O delegado Leonardo Santa Bárbara, coordenador da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), disse que os outros suspeitos de participar dos roubos já foram identificados e podem ser presos a qualquer momento. Pelo menos mais dois mandados de prisão devem ser cumpridos.
“Todos estão identificados. Esse Jofran foi preso ontem e o outro rapaz que estava com um dos celulares roubados no Araújo. Esses dois foram presos, mas tem outro que já estava preso, um homem que era do Exército e um menor que participou dos dois crimes também já foi apreendido”, disse o delegado.
O delegado ainda informou que o grupo faz parte de uma mesma organização e atua em conjunto, embora nem todos tenham feito parte das duas ações.
“É a mesma turma, mas, pelo menos três agiram em um e outros no outro. Não são os mesmos em todas. São todos colegas. O Jofran não pode ir na Lotérica porque a mulher dele estava hospitalizada. Mas tem um menor que foi apreendido estava nos dois”, explicou.
Conforme o delegado, Evangelista teria confessado a participação no roubo ao supermercado e Silva disse que apenas negociou o celular que foi entregue por um dos agentes que praticaram o crime.
Relembre os casos
Um vídeo gravado pelas câmeras de segurança de um supermercado mostrou a ação dos criminosos durante um assalto ao estabelecimento, no bairro Sobral. Cinco homens armados invadiram a loja em uma ação que durou pouco mais de dois minutos. Ao G1, o dono do supermercado, Aden Araújo, disse à época que no momento do assalto a loja tinha cerca de 20 pessoas, entre funcionários e clientes. Os criminosos não conseguiram levar dinheiro dos caixas.
Nas imagens, é possível ver o grupo criminoso chegando em um carro preto que para na entrada do estabelecimento. Em seguida, os homens armados já abordam os clientes que estava do lado de fora e mandam que eles entrem e se deitem no chão.
Já na lotérica, o roubo ocorreu 15 dias depois, quando Quatro criminosos invadiram o estabelecimento e roubaram cerca de R$ 3 mil durante o assalto. Imagens das câmeras de segurança do estabelecimento mostraram o momento em que o grupo entrou, rendeu os clientes e seguiu em direção aos atendentes.
Um dos criminosos utilizou uma marreta para fazer um buraco e entrar na parte onde ficam os atendentes. O grupo estava armado com armas de fogo. Além disso, a quadrilha utilizou máscaras e chapéu para esconder o rosto.
Toda a ação levou mais de dois minutos. A Polícia Militar do Acre (PM-AC) disse que ninguém ficou ferido e os criminosos conseguiram fugir antes da equipe chegar. (Alcinete Gadelha / Do G1 AC)