O senador Marcio Bittar (MDB-AC) participou nesta terça-feira, 21, de uma reunião por videoconferência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar sobre importantes obras para o estado. O principal tema da conversa, porém, foi a continuação da BR-364, entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, no Peru.
Segundo Freitas, o Ministério entende não haver necessidade de estudo de viabilidade técnica da obra, o que a leva para a fase seguinte, com um ganho considerável de tempo. Sua previsão é de que os serviços na rodovia sejam iniciados no ano que vem.
O ministro informou ainda ao senador que já foi autorizada a contratação da empresa de engenharia, e a licitação dos projetos técnicos e de licenciamento ambiental vai ocorrer ainda em 2020.
Outro tema tratado entre Freitas e Bittar foi a construção do Contorno Rodoviário de Brasileia e Epitaciolândia. A obra já foi licitada e empresas de grande porte e comprovado know-how participam da disputa.
“Após essa fase estaremos prontos para assistir à execução do projeto”, disse Bittar após a reunião.
O senador afirmou que o Ministério da Infraestrutura trabalha nas licitações de aeroportos – uma iniciativa do governo federal que tem por objetivo aumentar o conforto e a segurança dos usuários, além da eficiência dos serviços prestados pelas empresas aéreas.
Freitas garantiu que tenta acelerar o processo, prevendo que no primeiro trimestre de 2021 deve ocorrer o leilão do bloco de que faz parte o Aeroporto Internacional de Rio Branco e de Cruzeiro do sul.
Segundo o ministro, um grande grupo europeu tem a intenção de participar da disputa. (Assessoria Parlamentar)