Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Coluna Roberta Lima – 10/08/2020

 Dia dos Pais

Abro a coluna hoje homenageando todos os pais, nossos primeiros super-heróis, que através dos ensinamentos nos moldaram com ética e integridade. Um pai é alguém para se orgulhar, alguém para se agradecer e, especialmente, alguém para se amar. Em nome do meu pai, Osmir Lima, a quem eu amo incondicionalmente, desejo a todos um Feliz Dia dos Pais!

Viajante

Zarpando do Rio de Janeiro para Brasília, onde a família mora, foi a forma que o ator, empresário e promoter Alberto Bardawil comemorou sua troca de idade. A reunião intimista ocorreu na última terça-feira, 04, e foi na casa da mãe Beth Lino com o tema Viajante – a cara do Beto -, contando com a presença da avó Nini; do pai, José Bardawil, da irmã Rachel e familiares mais próximos. Toda felicidade do mundo, meu amigo!

Beto com o pai, Jose Bardawil e a mãe, Beth Lino

Com a avô Nini

Com a irmã Rachel Bardawil

Happy Day

Empresário Leonardo Castro (foto) apagou as velinhas na última segunda-feira, 03, e foi super paparicado pela esposa, odontologia Carla Santana, pelos filhos, amigos e familiares.

**Minha prima, a designer de interiores Syllis Gadelha Cawker (foto) que há anos mora em San Diego, na Califórnia, trocou de idade na última segunda-feira, 03, e recebeu todos os paparicos da família aqui do Brasil e dos diversos amigos da terra do Tio Sam.

** Já na última terça-feira, 04, o engenheiro civil e professor da Ufac, Beto Murad (foto) trocou de idade, e a esposa Priscila com os filhos deram todo carinho, além de ter recebido, ao longo do dia, diversas ligações e mensagens de amigos.

Amarela I

A última quarta-feira, 05, foi apresentando pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 (Caecovid) a nova classificação do Acre sobre a pandemia.

** As regionais do Juruá, Baixo Acre e Alto Acre foram classificadas na bandeira amarela, permitindo assim o funcionamento de bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares, respeitando o limite de 50% da capacidade dos espaços.

Amarela II

A reclassificação também muda o atendimento a lojas de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e materiais de construção que poderão abrir com 60% da capacidade.

**Espaços publicos como parques, campos e praças seguem fechados.

Aliás,

A designer de produção Adriana Ribeiro, do Atelier Drica Ribeiro, lança no próximo dia 15 a nova coleção de máscaras, um dos EPIs primordiais em tempos de pandemia.

** As peças, com tecidos de alta qualidade e proteção dupla, vão vir megas fashions, perfeitas para compor o look.

Live

Uma das maiores lendas vivas da música brasileira, o cantor cônico, de talento multilfacetado da cultura brasileira Caetano Veloso completou 78 anos na última sexta-feira, 7, e em comemoração a data, apresentou sua primeira Live na Globoplay.

** O baiano, avesso as Lives, se rendeu finalmente e apresentou no seu apartamento, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, no Rio de Janeiro, um show bacana, com os melhores hits da sua carreira.

Círio On-line

Pela primeira vez, após a realização de 227 edições, o Círio de Nazaré não terá a presença física dos devotos.

** A decisão ocorreu por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, e foi anunciada na noite da última quinta-feira (06), pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, durante coletiva de imprensa na Basílica de Nazaré.

**Tradições centenárias sendo mudadas nesse novo normal.

Em casa

Hoje os depoimentos são dos profissionais de educação física, profissionais estes que nas últimas décadas, pelo desenvolvimento científico no campo das ciências médicas e da saúde, passaram a ser peças chaves na prevenção e no tratamento de diversas doenças e na própria promoção da saúde. Olha que bacana:

Luziane Mesquita, Educadora física – “ Olá, para quem não me conhece, meu nome é Luziane Mesquita, sou educadora física há mais de 20 anos, e especialista em Qualidade de vida.

Como todos sabemos estamos vivendo em um mundo completamente diferente do que havíamos nos planejado.

No primeiro momento da pandemia a atitude foi tentar fugir do vírus e se isolar, foi isso que fiz, me isolei.

E a família no meio disso.

três filhos longe, pois estudam em outro estado, e a cabeça não parava de pensar em trazê-los para casa para ficarmos todos juntos.

Protelamos por dois meses trazê-los, até que um dia acordei e decidi trazer e deu tudo certo. Isso me fortaleceu.

O isolamento continuando e eu fui percebendo que algumas pessoas amigas estavam pedindo ajuda. Imediatamente criei um desafio de emagrecimento rápido de uma semana. E foi um sucesso quase 70 pessoas participando. Foi aí que surgiu o Programa EmagrecerSaudável, que o objetivo de mudar a vida das pessoas em todos os sentidos. No meio da pandemia, onde as expectativas eram as piores me reinventei. Iniciei uma atividade online que antes não imaginaria realizar. Já estou indo para nona turma e não quero mais parar.

Bem amigos, essa é minha história que ainda está em andamento nesse “novo normal”, não fiquei parada vendo as coisas acontecerem, decidi usar o meu conhecimento e escrever uma nova história.”


Maurisérgio Lacerda, educador físico –“ Eu sou Maurisérgio A. Lacerda, Professor de Educação Física, formado pela Universidade Federal do Acre, pós graduado em Fisioterapia e Traumo Ortopedia Desportiva, atualmente trabalho como Personal Trainer. Tendo em vista essa pandemia universal, hoje estou atendendo a domicílio, tive que me adequar ao “novo normal” para atender as necessidades dos meus clientes. Assim como eu, muitos profissionais da área tivemos muitas dificuldades com o quadro pandêmico atual, pois muitos dependem das academias para levar o sustendo de suas famílias. Eu vejo a atividade física como um fator primordial para atuar na profilaxia do covid, pois trabalhamos com saúde e qualidade de vida das pessoas.”

Luciano Amorim, educador fisico- “ Neste período de pandemia, passar mais tempo em casa, me aproximou da família, mesmo que online. Fiquei muito preocupado devido ter familiares: Mãe, pai, irmã, com comorbidades. Mantivemos o distanciamento, fazíamos reunião online uma vez por semana por meio de aplicativos. Juntos rezamos, pedimos a proteção de Deus e agradecemos por nos preservar a vida.

Os hábitos alimentares se tornaram mais saudáveis, “Fiz uma pequena horta em casa”. O cuidado com a saúde e higiene se tornaram essenciais, e saídas de casa menos frequentes.

Como educador físico, fiz minha programação de treinos em casa.

Fiz vários cursos online e gratuitos de atualização profissional. Muitas universidades e portais disponibilizaram cursos e aproveitei para aprender e desenvolver.

Foi preciso reinventar, ficar longe dos amigos, colegas de trabalho, alunos e iniciar novas rotinas.

A academia onde trabalho seguiu todas as normas de segurança e fechou as portas. Infelizmente, as academias só estão autorizadas a retornar as atividades na fase verde, segundo a Resolução nº 02 de 3 de julho de 2020 do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, e deve ser respeitada.

Tive ainda a oportunidade e opção de atuar na minha outra área de formação técnica, Técnico em enfermagem, e fui selecionado para atuar no Emergencial no Combate ao Covid-19.

Ajudar as pessoas e nosso Estado neste período crítico está sendo uma experiência única e gratificante.

Por fim, a pandemia trouxe muitas situações ruins e muito aprendizado, consegui filtrar, seguir as recomendações e sou grato por estar com saúde.

Espero que logo tudo isso fique para trás e possa retornar ao trabalho de educador físico e receber os alunos novamente, com todas as precauções que forem necessárias.”


WERTHER LUIZ COSTA , Educador Fisico –“ Primeiramente gostaria de agradecer a Deus pelo cuidado que ele tem tido por mim e pela minha família, nesse período da pandemia está sendo um momento de reflexão e aprendizado, vivia praticamente no automático com uma rotina bem corrida. E de repente tudo isso mudou, tive então que procurar outros meios para sobreviver a tudo isso que está acontecendo, passei a fazer atendimentos à domicilio contribuindo assim com o bem-estar do próximo, pois tenho consciência da importância do meu trabalho e da minha área no que diz respeito a saúde física, emocional e social da população. E lutarei para que todos possam enxergar e nos reconhecer como profissionais essenciais da saúde.”

CARLEIDE COSTA, Personal Trainer – “Quando fui informada do fechamento da academia, me causou uma grande surpresa, e vi minha rotina mudar totalmente. Passado alguns dias, com a evolução da pandemia vi que essa paralisação não se tratava de dias e sim de meses. Inicialmente essa situação me causou uma grande apreensão e preocupação financeira, em virtude que sou autônoma e dependo totalmente de estar na ativa. Mas, como tudo nessa vida após um choque tem que haver uma reação, foi então que vi em uma ferramenta tecnológica(acompanhamento e consultoria on- line) uma nova possibilidade de desenvolver e oferecer meus serviços. Apesar de ainda ser novidade no nosso estado, como agente de saúde, vejo nessa ferramenta uma nova tendência de atuação para alcançar o público que não chega até a academia e proporcionar a eles a prevenção de doenças e manutenção da saúde física e mental”

Dicas

** E mesmo com a faixa laranja, que permite a reabertura de bares e

restaurantes, o novo normal ainda requer cuidados e usos dos EPis.

** Mas o que se vê é muita gente andando pelas ruas e repartições públicas e comerciais sem máscaras.

** Comércio para o Dia dos Pais foi fraquinho este ano.

** A nova ordem é: quem tiver, guarde, quem não tem, segure a onda.

** Mas, o importante nisso tudo é o respeito e o carinho que você tem com o seu paizão.

** Presente é só uma tradição de uma data, que para alguns, não passa de um apelo comercial.

** Independente de como você pense, só desejo hoje um feliz Dia dos Pais à todos os papais.

Sair da versão mobile