Com apoio Universidade Federal do Acre (UFAC), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza na quinta-feira, 6, a mesa-redonda “Saúde indígena: desafios e ações em meio à pandemia de Covid-19”. O encontro começa às 18 horas (horário de Brasília), no canal do YouTube Vet ExplicaCovid.
O evento faz parte da programação do projeto de extensão universitária “Construindo saberes sobre a pandemia de Covid-19: Ações socioeducativas aplicadas na formação de estudantes de ensino médio e graduação”, coordenado pelo Prof. Dr. Lúcio Melo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O projeto conta com o apoio de docentes e discentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e da Universidade Federal do Acre (UFAC).
O objetivo desta mesa-redonda é disponibilizar informações sobre o panorama dos povos indígenas no país em meio à maior pandemia das últimas décadas e as ações governamentais instituídas para proteção à saúde dos povos indígenas.
“A política de saúde para os povos indígenas é uma das questões mais delicadas e problemáticas da política indigenista. Sensíveis às enfermidades trazidas por não-indígenas e, muitas vezes, habitando regiões remotas e de difícil acesso, as populações indígenas são vítimas de diversas doenças”, explicou a professora do curso de medicina veterinária da Ufac, Dra. Tamyres Izarelly. (Texto Cedido)