Com a decisão de deflagrar greve por tempo indeterminado, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), em ação conjunta ao Sindicato dos Bancários do Acre, promoverá uma carreata em defesa da democracia, do emprego e das empresas públicas, na terça-feira, 18. Os trabalhadores também realizarão assembleia geral na segunda-feira, 17, para confirmar a greve por tempo indeterminado a partir das 22h do mesmo dia.
A mobilização para a carreata se deu em razão da necessidade de protestar, mas evitando aglomerações, respeitando os protocolos de segurança e higienização e prezando pelo bem estar dos participantes. A concentração será às 16h do dia 18, na Avenida Epaminondas Jácome, Centro, nº 3200 – Base, na rua da banca dos plásticos. Haverá adesivagem dos carros, distribuição de lanches e água. Será a atividade do primeiro dia da greve dos Correios.
A postura de radicalizar foi pautada no descumprimento da sentença normativa firmada junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em processo provocado pela direção da empresa, o que havia garantido os direitos da categoria por dois anos. Para tentar eliminar todos os direitos, os representantes da Estatal buscaram o STF, com isso o processo será julgado, mas, antes da decisão final, o governo decidiu cortar 70 das 79 cláusulas de forma unilateral, desrespeitando os empregados.
Desde o início da pandemia, trabalhando na linha de frente, 100 funcionários dos Correios já morreram devido à contaminação por coronavírus no Brasil, enquanto o lucro da empresa aumentou no período. (Assessoria)