22 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Comissão de Serviço Público da Aleac realiza audiência para tratar subsídio da borracha

Fabiano Azevedo por Fabiano Azevedo
13/08/2020 - 15:14
Comissão de Serviço Público da Aleac realiza audiência para tratar subsídio da borracha
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Comissão de Serviço Público, Trabalho e Municipalismo da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu na manhã de quarta-feira, 12, uma audiência pública para tratar sobre o subsídio da borracha no Estado. A reunião foi conduzida pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) e contou com a presença de representantes da Cooperacre, SEPA, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Planejamento do Estado.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Durante a audiência foi tratada a paralisação do pagamento do subsídio da borracha, um recurso oriundo do banco alemão KFW que é destinado aos serviços ambientais. Os extrativistas estão sem receber a verba desde meados de 2018, totalizando dois anos sem o repasse. Agora, eles pedem o pagamento referente aos anos de 2019 e 2020.

Edvaldo Magalhães frisou que há mais de R$ 1 milhão em recursos parados, sem uma decisão de pagamento aos produtores de borracha extrativistas e de cultivo. Ele alega que o fato se dá pela falta de priorização na busca de um caminho jurídico seguro e que, por isso, a audiência pública está indicando caminhos.

“Quando houve a transição de governo, surgiram muitos questionamentos sobre o modo que seria feito esse pagamento. Existe hoje uma pendência referente aos anos de 2019 e 2020, os produtores de borracha precisam desse dinheiro, por isso, optamos pela realização dessa audiência. Precisamos resolver o quanto antes o que está dificultando o pagamento desse serviço, pois ele é essencial para a cadeia produtiva da borracha”, pontuou.

O superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro, disse que os produtores procuram a cooperativa para tentar resolver o problema e conseguirem ter acesso ao dinheiro que lhes é de direito. Reforçou também que a equipe dele protocolou toda documentação disponível, montou os processos e os enviou aos extrativistas, para que estes entendessem que a liberação não depende deles, mas de um órgão superior.

“Os produtores procuram a Cooperacre para resolver isso. Tomamos o cuidado de protocolar tudo e mostrar a eles que não é uma questão nossa, então recebemos as notas, montamos os processos e enviamos a eles. O fato é que o recurso está na conta desde 2019 e mesmo assim não se paga nenhum processo. A questão é: por que não pagam? Já são praticamente 20 anos da execução dessa lei. Isso gera uma angústia nos produtores que esperam por esse subsídio”, explicou.

O secretário da Seplag, Alexandre Tostes, pontuou que existe o recurso para pagar o subsídio da borracha, no valor de R$ 3,7 milhões e que antes o mesmo era pago através da Cooperacre, mas que o convênio venceu em 2018.

“O convênio venceu e não foi renovado, por isso, 2019 ficou pendente. O que faremos agora é buscar uma solução para pagar cada um dos produtores. Deve ser feito de forma individual um reconhecimento de dívida, em seguida abriremos um edital para selecionar uma nova cooperativa que efetuará os próximos pagamentos”, assegurou.

O secretário da SEPA, Edvan Maciel, afirmou que, desde que assumiu a Secretaria, montou uma força-tarefa para que fosse apresentado um plano de pagamento do subsídio da borracha. “É uma situação delicada e nós sabemos a importância desse subsídio para os produtores. Não querendo culpar antigos governos, mas de certa forma a atual gestão herdou uma situação delicada, onde um importante documento não foi renovado a tempo, tivemos que fazer reconhecimento de dívida e paralelo a isso o antigo secretário não fez o esforço necessário para que esse documento caminhasse.”

O encaminhamento apresentado pela procuradora do Estado, Janete Melo, foi de juntamente com a Seplag e a SEPA buscar uma solução para que a Cooperacre possa realizar os pagamentos que estão disponíveis para os extrativistas. Dessa maneira, poderá se evitar burocracia e assegurar que o recurso chegará à ponta da cadeia produtiva de borracha.

“Buscaremos um entendimento com a SEPA e Seplag para que a Cooperacre possa excepcionalmente realizar os pagamentos residuais aos extrativistas. Farei a análise ainda hoje, e a partir disso já faço a orientação se houver a necessidade de algum documento que porventura esteja faltando. Acredito que até o final desta semana estaremos entregando os pareceres necessários”, assegurou.

Também participaram da audiência os deputados Cadmiel Bomfim (PSDB), Chico Viga (PHS) e Jonas Lima (PT). (Andressa Oliveira / Agência Aleac)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

TSE aprova resoluções com novas datas para o processo eleitoral

Próxima Notícia

Major Rocha visita obras de pavimentação no entorno de escola rural em Senador Guiomard

Mais Notícias

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
POLÍTICA

Márcio Bittar deixa o União Brasil e se filia ao partido de Bocalom e Bolsonaro nesta sexta

21/08/2025
Foto: FREEPICK
POLÍTICA

No Acre, mulheres vítimas de violência poderão ter prioridade no atendimento médico-hospitalar

21/08/2025
Bocalom comenta pesquisa eleitoral e destaca foco na gestão: “Esse momento é de trabalho”
POLÍTICA

Bocalom comenta pesquisa eleitoral e destaca foco na gestão: “Esse momento é de trabalho”

21/08/2025
Senador Márcio Bittar critica vacinas e é chamado de 'inútil' pelo vereador André Kamai
POLÍTICA

Senador Márcio Bittar critica vacinas e é chamado de ‘inútil’ pelo vereador André Kamai

21/08/2025
Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
POLÍTICA

Bolsonaro e Eduardo são indiciados pela PF por coação

20/08/2025
Comissão aprova projeto de Duarte que reconhece Feijó como Capital do Açaí
POLÍTICA

Comissão aprova projeto de Duarte que reconhece Feijó como Capital do Açaí

20/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Major Rocha esteve em visita ao município de Senador Guiomard na quarta-feira (Foto: Marcos Vicentti SECOM ACRE)

Major Rocha visita obras de pavimentação no entorno de escola rural em Senador Guiomard

Vereador pede investimento em campanhas educativas de conscientização (Foto: Assessoria)

Rodrigo Forneck cobra do poder público mais ações de combate às queimadas na pandemia

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre