Em sessão on-line da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na última quarta-feira, 5, o deputado Daniel Zen alertou paras o avanço do novo coronavírus nos municípios e comunidades isoladas mais vulneráveis do Acre, incluindo os indígenas.
Segundo o parlamentar, o avanço da doença se deve à falta de fiscalização das medidas adotadas. “Apesar do anúncio de uma redução no número de óbitos registrados, a Covid-19 está na zona rural, chegando nos locais mais distantes, onde as pessoas estavam protegidas pelo pouco contato com as cidades”, alertou! E seguiu: “Para a população do interior do estado e da periferia da capital, não há preparo para um grande número de internações, exames e atendimentos. Para esses, se torna ainda mais difícil conseguir um leito na UTI e acesso a respiradores”, lamentou Zen.
Preocupação com os Povos Indígenas
Ainda em sua fala, o deputado reforçou sua preocupação com as comunidades indígenas: “Me preocupa muito saber que, apesar do cenário preocupante, as associações indígenas e entidades afirmam que os órgãos responsáveis pela saúde não têm adotado providências adequadas para proteger os territórios. Precisamos ser firmes e garantir condições para que os indígenas possam se resguardar nesse momento delicado, onde o vírus ameaça a todos”, concluiu.
A fala de Zen, em tom de preocupação e cobrança, ecoou no Palácio Rio Branco. O governador Gladson Cameli deve receber as lideranças indígenas, ainda nesta quinta-feira, para discutir ações de combate ao novo coronavírus. (Assessoria)