O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, anunciou que o estado avançou na classificação de risco definida pelo Pacto Acre sem Covid. Em coletiva de imprensa por videoconferência, na tarde desta quarta-feira, 5, foi divulgada a mudança da Bandeira Laranja para a Bandeira Amarela, que indica Nível de Atenção.
Sobre os boletins que indicam mortes todos os dias, a Sesacre explica que dos casos registrados na última semana, 24 aconteceram entre maio e junho. Além disso, a secretaria indica ainda que há 53 óbitos com suspeita de Covid-19, cujos exames passarão por análise laboratorial.
A próxima classificação de risco será anunciada no dia 19 de agosto.
O que pode abrir
Com o avanço da classificação podem reabrir bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias e similares, com capacidade de 50% do número de mesas e a proibição de música ao vivo.
Os restaurantes no modelo self-service deverão ter protocolo e autorização específicos.
Teatros, cinemas e apresentações culturais também poderão voltar com capacidade de apenas 30%.
Eventos religiosos em templos ou locais públicos, de qualquer credo ou religião, inclusive reuniões de sociedades ou associações sem fins lucrativos poderão retornar com 30% da capacidade.
Centros de formação e capacitação, estúdios de dança, escolas e estúdios de música, centros de formação de condutores de veículos automotores e similares também poderão reabrir com 30% da capacidade.
O que ainda não pode abrir
Espaços públicos entre parques, quadras poliesportivas, campos de futebol comunitário, espaços destinados para atividades físicas e similares que ocasionam aglomeração de pessoas;
Academias de ginástica, clubes esportivos e de lazer e similares;
Ainda não é permitida a realização de eventos, feiras, seminários e congressos.
Retorno das aulas
O retorno das aulas em escolas de ensino fundamental e médio, universidades, centros universitários e creches irá depender de resolução específica do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. Sendo assim, no momento, as aulas presenciais continuam suspensas no Acre.
Para mais informações de protocolos, acesse: http://covid19.ac.gov.br/ (Da Redação A GAZETA)