Representantes do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC estiveram, na sexta-feira da semana passada, dia 11 de setembro, no Encontro de Empresários Para Comércio Exterior, que contou com a participação do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e, na ocasião, foram discutidas políticas relacionadas às relações comerciais entre Brasil e Israel.
Deywerson Galvão, superintendente do Sistema Fecomércio/AC, reiterou o significado que é a vinda de Shelley ao Acre. “É importante discutirmos nosso potencial exportador e, para isso, nada melhor que estreitar os laços com o embaixador de Israel no Brasil. Aproveitamos essa oportunidade para estarmos ainda mais alinhados”, disse
João Bosco Nunes, coordenador de Turismo do Sistema Fecomércio/AC, afirmou que essa visita é de fundamental importância, já que Israel é um país que dispõe de alta tecnologia e admirado neste quesito por todo o mundo.
“E nós, da Amazônia, temos de nos estreitar com países que nos agreguem em valor. O mercado emissor de turismo dos israelenses cada vez mais cresce, eles estão vindo ao Brasil e, também, ao Peru. É um mercado em potencial e que nós podemos fazer a captação dessa demanda que aqui chega”, afirmou Nunes.
José Adriano, presidente do Sistema Fieac, reiterou que a expectativa com a visita do embaixador é a mesma para todas as autoridades ilustres que veem ao Estado. “A proposta é uma mudança na cultura do acreano, para que aprendamos a valorizar nossos produtos sem nenhum tipo de acanhamento, para que nossos visitantes sirvam de multiplicadores da boa nova que trazemos no setor industrial no estado. Queremos que todas as empresas adquiram um padrão de exportação para todos os nossos produtos; ganha a sociedade e ganha também o Acre em termos de exportação do nosso produto”.
A agenda com o embaixador seria um resultado das ações do Plano Acreano da Cultura Exportadora (Pacex), que é um movimento que visa desenvolver o setor produtivo local e estimular o comércio exterior. É formado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae no Acre), Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), do Fórum Permanente de Desenvolvimento, e outras instituições e entidades.
Yossi Shelley prestigiou, antes da reunião, produtos acreanos que foram expostos no hall da Fieac com empresas integrantes do Projeto de Internacionalização, conduzido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre. O embaixador comentou que ficou impressionado com a qualidade de tudo o que foi apresentado. “Pretendemos comprar mais do Brasil. Gostei muito do que vi no Acre. Há grande potencial e podemos fazer negócios que sejam positivos para os dois países. Devemos valorizar as pessoas que estão fazendo o PIB [Produto Interno Bruto] do Estado”, finalizou.
Estiveram presentes no encontro o deputado federal Alan Rick; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeac), Assuero Veronez; os secretários de Estado Anderson Abreu (Indústria, Ciências e Tecnologia), Eliane Sinhasique (Empreendedorismo e Turismo), Edivan Azevedo (Produção e Agronegócio), e representantes da Fecomércio, entre outras autoridades. Após a reunião, as federações representativas e empresários oferecem um jantar de cortesia ao embaixador de Israel. (Ascom Sistema Fecomércio/AC)