O vereador Emerson Jarude (MDB) falou na sessão online da Câmara desta quinta-feira, 3, sobre a estagnação dos direitos das pessoas com autismo no âmbito municipal e estadual.
Jarude é autor da lei que inseriu o símbolo de prioridade para autistas nos caixas de estabelecimentos da capital. Também destinou uma emenda parlamentar para o Centro de Atendimento ao Autista – o Mundo Azul.
“Estamos no segundo semestre de 2020 e ainda não podemos contar com a efetividade de todos as conquistas previstas nas leis municipais e estaduais. Os atendimentos nos setores públicos de saúde e setores administrativos deixam muito a desejar quando comparados ao previsto nas leis”.
O vereador destaca que no Acre existem cerca de 11 mil casos em variados níveis de autismo, e a quantidade de profissionais para atender essa demanda é insuficiente.
“A maior parte não está sequer diagnosticada, principalmente pela pouca quantidade de profissionais neuropediatras e psiquiatras na rede pública do estado. Vale ressaltar que esses profissionais só atendem os pacientes até a adolescência, o que é totalmente contra as reais necessidades”. (Assessoria)