Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Energisa Acre alerta sobre os riscos de queimadas perto da rede elétrica 

A partir de julho, no Acre, a temperatura aumenta e o clima se torna mais seco. E esse cenário é perigoso por proporcionar o aumento no número de queimadas e incêndios no estado. Além dos riscos que o fogo pode representar para as pessoas, vegetação e animais, tem mais um agravante: a interrupção no fornecimento de energia.

Por isso, a Energisa Acre alerta sobre a prevenção de queimadas próximas a estruturas de transmissão ou distribuição de energia.

“As queimadas próximas às redes elétricas podem provocar o desligamento dos circuitos de distribuição de energia elétrica, já que, mesmo que as chamas não encostem nos fios, o calor pode danificar as estruturas, romper cabos e causar curtos-circuitos. Todo mundo fica prejudicado”, explica o diretor técnico e comercial da Energisa Acre, Ricardo Xavier.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Acre foram atendidos mais de 2 mil chamados de janeiro até julho deste ano. Os números representam um aumento de 130% a 140%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Queimadas podem danificar cabos e estruturas, interrompendo o fornecimento de energia (Foto: Assessoria)

Orientações 

Uma das principais causas de incêndios florestais são as queimadas preparatórias de pastos e de terrenos para plantio, que se espalham rapidamente, especialmente no período seco. Toda queima deve ser autorizada pelos órgãos competentes.

Fique atento aos cuidados: 

Outras ações também são importantes para evitar incêndios florestais: 

Evite colocar fogo em terrenos baldios ou lixões. (Assessoria Energisa / Comunicação EAC)

Sair da versão mobile