X

Parte alta da cidade terá mudanças no Transporte Público a partir da próxima semana

Devido à pandemia da Covid-19, o Sistema Integrado de Transporte Urbano de Rio Branco (Siturb), precisou passar por constantes adequações para se adaptar às mudanças de faixas que foram da vermelha a amarela, nível que nos encontramos atualmente.

O novo Coronavírus também trouxe a necessidade de reequilíbrio do sistema e a busca de condições para o retorno pleno da oferta de transporte público, sendo necessário o remodelamento e a otimização da operação.

A partir de segunda-feira, 5, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTrans, passa a operar na Regional Tancredo Neves, parte alta da cidade, com modelo de transporte de chamado de Sistema Tronco-Alimentado.

As linhas troncais percorrem avenidas e principais ruas ligando cada Terminal de Integração ao Terminal Central da cidade. O modelo de ônibus que serão utilizados nessa troncal são carros articulados e bi-articulados.

Esse modelo de operação consiste na sistematização e integração do transporte coletivo, fazendo uso do Terminal de Integração do bairro Adalberto Sena, com implantação de linhas alimentadoras, que irão trazer o cidadão de dentro dos bairros da Regional Tancredo Neves, para fazerem uso da linha troncal, que realizará somente o percurso que liga o Terminal Central ao Terminal Adalberto Sena.

Serão três ônibus articulados e um biarticulado.

A capacidade do biarticulado é de 200 pessoas, sendo que desse total, 60 são sentadas.

Ao todo, 13 bairros serão beneficiados.

Benefícios

  • Redução no tempo de espera e de viagem dos usuários.
  • Redução no custo operacional do sistema.
  • Mais conforto aos passageiros.
  • Menor tempo de espera (a linha troncal deverá passar pelo Terminal a cada 20 minutos)

Bairros beneficiados

Alto Alegre, Adalberto Sena, Defesa Civil, Xavier Maia, Juarez Távora, Irineu Serra, Montanhês, Placas, Wanderley Dantas, Mulateiro, Jorge Lavocat, Tancredo Neves, Raimundo Melo. (Assessoria Rbtrans)

Categories: Flash Geral
Fabiano Azevedo: